20/11/2015 21:50:00
Durante a Sessão Especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra realizada na noite dessa sexta-feira (20), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) seis pessoas foram homenageadas com o troféu Zumbi dos Palmares: Maria das Graças Alves, Lúcio Fortunato dos Santos, Maria de Lourdes da Silva, Antônio Santos Ferreira Filho, Lázaro Dos Santos e Darvina Maria dos Santos.
Conheça os homenageados:
Maria de Lourdes Silva Aguiar, nasceu em Livramento de Nossa Senhora, da comunidade remanescente de quilombo Riacho das Pedras, Bananal e Barra. 2008 ingressou no curso pré-vestibular Dom Climério, passando a morar na casa de estudante quilombola Zumbi dos Palmares. Passou no vestibular para medicina na Uesb e hoje cursa o sexto ano do curso.
Lúcio Fortunato dos Santos é agricultor familiar, militante do movimento negro quilombola, um dos responsáveis pela luta do território quilombola de Velame junto ao INCRA. Participou de vários encontros em defesa da luta quilombola. Coordenador Geral da Associação por dois mandatos , Conselheiro do Conselho de Comunidades Quilombolas do Território, Assessor rural do sindicato dos trabalhadores rurais do distrito de Veredinha e organizador do trabalho religioso Velame.
Maria das Graças Alves de Souza, tem 51 anos de idade, é casada e tem quatro filhos. Policial Rodoviária Federal há 21 anos, cofundadora e presidente do Movimento Cultural Ogun Xorodê e Nemgwá Ria do Nzó Amazi dia Nkisi.
Darvina Maria dos Santos tem 91 anos de idade, neta do fundador do quilombo Lagoa do Melquíades.
Antônio Santos Ferreira Filho, Mestre Acordeon, iniciou na capoeira com 7 anos de idade, passando por vários mestres até se encontrar com Adjovan Anunciação Couto, aluno do mestre Bimba e conhecido como mestre Zoião. Ajudou a criar a escola Viva Conquista e há 18 anos faz parte do programa Conquista Criança.
Lázaro Vieira dos Santos, Mestre Dendê é conquistense, aluno de Arquimedes Gonçalves dos Santos, mestre Betão. É fundador do grupo Arte e Movimento Capoeira.