14/10/2015 10:30:00
Durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores (CMVC) na manhã dessa quarta-feira (14), Gildasio Ferreira Santos, membro da comissão de saúde de Inhobim, fez uso da tribuna livre para reivindicar melhorias para a localidade. “A polícia montou uma blitz lá só pra tomar as motos dos trabalhadores, agora estamos à mercê dos bandidos porque não tem mais nenhum policial”, lamentou.
Sobre a saúde ele disse que só tem uma medica cubana atendendo toda a população: “ela não pode reclamar das suas tarefas e atende mais de quatro mil pessoas. Não tem possibilidade de um set humano atender todas essas pessoas sozinha”, relatou. Sobre a educação, ele disse que possui 1600 alunos no colégio e possui 22 funcionários, mas que falta espaço, “nós estamos em uma situação que para provar isso que estou falando, a CMVC crie uma comissão para investigar, porque nós estamos cansados”.
Ele lembrou ainda que participou de uma reunião, ainda na época em que Zé Raimundo era prefeito, onde foi dito que o Deputado Paulo Magalhães havia colocado uma emenda para construção de uma quadra poliesportiva e que até hoje nada foi construído. A lagoa do Rio Pardo também foi tema questionado por Gildasio. “Estou aqui repudiando, em nome de Inhobim e região. A realidade é que toda a zona rural esta abandonada”.
Sobre a estrada, ele garantiu que está cada vez pior e “ninguém faz nada. Não há mais condições d eesperar”, concluiu.O vereador Luciano Gomes (PR), Líder da Bancada de Governo, dirigiu-se a Gildásio. “É sempre bom ouvir as demandas, os questionamentos da comunidade. Para nós, do governo, a gente quer ouvir a população”. Segundo Gomes, “nem sempre é possível fazer tudo. Mas, o nosso governo tem feito muito, tem dado com carinho muito especial a zona rural do nosso município”. Apesar de reconhecer problemas, o vereador defendeu o trabalho da gestão municipal. “Da maneira que vossa senhoria falou parece que está tudo acabado e que nós estamos vivendo onde não existe nada, onde o poder público não chega de forma nenhuma. Mas, se vossa senhoria olhar direitinho, vai ver que em Inhobim tem muitas coisas boas, inclusive os serviços prestados pelo governo municipal que são muitos e de qualidade”, disse. O parlamentar ressaltou a importância de se ouvir a população e citou exemplos de instrumentos de escuta que a Prefeitura Municipal implantou como o Orçamento Participativo e os conselhos municipais de saúde que existem também na zona rural.
Representando a bancada de oposição, Arlindo Rebouças (PROS) afirmou que Gildasio esta coberto de razão e que essa situação é a mesma em vários distritos; “eles passam a patrol que vai cavando e na hora da chuva fica só a buraqueira”. Sobre a quadra poliesportiva ele disse que já fazem cinco anos e até agora nada. “Estão construindo vários postos de saúde mas não tem médico”, contou. Ele disse que o ano que vem “eles vão consertar tudo e a gente lamenta muito que a administração só pense na hora da eleição”, falou. Segundo ele, mais de três milhões foram gastos com o projeto da barragem e nada foi feito. E por fim parabenizou Gildásio pelo trabalho que vem realizando na comunidade de Inhobim.
O presidente da Casa, Gilzete Moreira (PSB), pediu ao vereador Julio Honorato (PT), presidente da comissão de agricultura, que verifique as irregularidades citadas por Gildásio e que apresente, posteriormente na CMVC.