02/09/2015 10:30:00
Na manhã dessa quarta-feira (2), durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o senhor Luís Robério Soares, arquiteto e morador do bairro Jardim Guanabara, utilizou a tribuna livre para solicitar ao Poder Público para rever a decisão de construir um CAPS (Centro de Atenção Psicosocial) no bairro Morada dos Pássaros.
Segundo ele, os moradores não são contra a construção da unidade, mas “o que queremos é que aquele local seja melhor aproveitado. Precisamos de uma creche ou escola no bairro”. Robério alegou ainda, que “todo local onde CAPS é instalado, aumenta a violência e não é isso que queremos. Precisamos de algo que venha prevenir violência, como escolas para os nossos jovens”. Ele pediu que os vereadores intervissem e ajudassem a resolver o problema: “nós vivemos em democracia e cabe a nós aprimora-la. A nossa contribuição deve ser no dia a dia e precisamos discutir o que é melhor para todos”. Por fim, ele disse que mais de 2 mil moradores assinaram um documento pedindo o cancelamento da construção do CAPS no Morada dos Pássaros.O vereador, líder da bancada de oposição, Arlindo Rebouças (PROS), ao comentar a Tribuna Livre, disse que o CAPS é um projeto importante para Vitória da Conquista, mas ressaltou que se trata de um bom equipamento no lugar errado. “O Executivo tem o slogan de governo participativo. Mas a prefeitura não ouve nada e não participa a comunidade. É um governo ditador”. Enfatizou que o a reunião na CMVC com os representantes da prefeitura disseram que “quer queiram ou não, vamos construir nesse lugar. Deveriam ter ouvido a comunidade, não um pseudo presidente”. Finalizou afirmando que os moradores estão corretos em sua luta e deseja sucesso aos moradores da localidade.
Representando a Bancada de Situação, o Líder do Governo, Luciano Gomes (PR) esse é o momento de estabelecer o diálogo para que se chegue a um denominador comum. Ele destacou que aqueles que “podem mais” precisam ter bom senso para que os que “podem menos” possam receber auxílio.
Luciano Gomes disse discordar do vereador Arlindo Rebouças no tocando à falta de diálogo do Governo. De acordo com o situacionista, o Governo Municipal tem uma série de instrumentos de participação popular e canais de diálogo do Governo com a população. Para o Líder do Governo, a população do Morada dos Pássaros não precisa criar pânico por causa do equipamento que deve ser construído no bairro, porque em outros bairros como o Centro e o Candeias, onde existem esses equipamentos , não houve problemas.
O parlamentar disse que o Governo continua aberto ao diálogo e que irá discutir essa questão procurando o melhor entendimento onde o diálogo prevaleça.