29/04/2015 12:25:00
O vereador Coriolano Moraes (PT) iniciou o seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada nessa quarta-feira (29), parabenizando o governo municipal pelo encontro e mobilização, realizado no último dia 25, para discutir o Plano Municipal de Educação (PME).
Professor Cori destacou que o PME é de todos que moram no município, devendo constar todas as necessidades educacionais do cidadão. Envolve as três esferas de gestão (federal, estadual e municipal) e de representações dos diversos segmentos da sociedade.
O parlamentar disse que o grande desafio é construir a unidade nacional em torno de cada uma das 20 metas. “A primeira delas é que a elaboração ou adequação do PME exige um trabalho ágil e organizado, pois o novo Plano Nacional determina o que todos os municípios deverão adequar ou elaborar, como propostas e metas em busca da qualidade de ensino”. Será necessário o levantamento de dados e informações, estudos, análises, consultas públicas, decisões e acordos políticos.
Segundo a apresentação do vereador “as metas introduzem o debate sobre a universalização do ensino para faixa etária de 04 a 17 anos, ampliação de vagas na pré-escola, no ensino profissionalizante, educação integral, infantil, ensino fundamental e ensino médio, ou seja, se busca também o aprendizado na idade certa, buscando, consequentemente, aumentar a escolaridade de nossos jovens em nossas escolas. Dessa forma introduz também a preocupação na melhoria da ampliação da formação continuada de nossos professores, ampliando a possibilidade de formação a nível de pós-graduação, buscando no stricto sensu, tanto mestrado quanto doutorado especial/inclusão, profissionalizante, superior, integral, a possibilidade de ampliação de mais formação desses profissionais”. Para o Professor Cori é necessário o resgate ao respeito aos profissionais da educação e o aumento de investimentos em todos os pilares da educação, especialmente na valorização dos professores.
Finalizou seu pronunciamento solicitando apuração da Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor sobre as denúncias feitas pelo presidente do Sindicato dos Bancários. “Os lucros dos bancos devem ter lastros, merece uma rediscussão para que sejam transformados em investimentos para dos profissionais que trabalham diretamente nos bancos”.