20/02/2015 12:55:00
O vereador Ademir Abreu (PT) iniciou seu discurso na Sessão Especial da Câmara Municipal sobre o Hospital Esaú Matos realizada hoje (20), parabenizando a instituição pela nomeação de Carla Cristiane de Oliveira Pinheiro, médica ginecologista e obstetra, como diretora técnica e operacional da unidade.
Na sequência disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) não precisa de defesa. “Ele é o sistema que tem elevado as pessoas para usufruir o bem da saúde”. Lamentou o óbito da criança ocorrido no dia 08, acrescentando que “não há coisa maior que a vida”. Salientou que deve ser preciso evitar a morte de qualquer pessoa de forma banal, sendo que “essa é a luta que a gente tem e também do SUS”.
Continuou seu discurso afirmando o SUS aparenta, no momento, um caos. Entretanto explicou que a saúde no Brasil é muito recente. “O INAMPS financiava hospitais privados, empresas médicas de aparelhos e medicamentos. Regado de uma fraude enorme de grande corrupção. Aí surgiu o movimento da reforma sanitária que criou o SUS, imediatamente, o programa de agentes comunitários da saúde e o programa de saúde da família. Que foram na periferia, zona rural, na área mais excluída da comunidade, tirar as pessoas que morriam a míngua, sem nenhum tipo de assistência e trazer para o sistema”.- explicou o parlamentar.
Encerrou seu discurso informando: “O Esaú Matos é uma referência em cirurgia pediátrica de emergência” e disse que é necessário valorizar o serviço público. “Fico chateado quando colegas batem no Hospital de Base e no Esaú Matos. Estão destruindo o serviço público”.