17/10/2014 10:20:00
A visita de uma comissão de mulheres indianas à Prefeitura de Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (16), foi tema do pronunciamento do vereador Coriolano Moraes Neto – Professor Cori (PT), na sessão ordinária desta sexta-feira (17). O grupo, composto por estudiosas, faz parte da Associação de Trabalhadoras Autônomas e veio à cidade conhecer o modelo de saúde pública de Vitória da Conquista, para implantar algo parecido na Índia. “Lá não tem um sistema como o nosso, temos que reconhecer que há anos não nasce uma criança em nossa cidade com transmissão vertical da Aids, que o Esaú Matos é um dos poucos hospitais do Norte-Nordeste com atendimento neonatal, uma unidade com suporte técnico e pessoal, não há dúvida, nós avançamos nas questões da saúde”, afirmou.
Ainda, conforme o vereador, as pessoas estão sempre se inspirando nos Estados Unidos como modelo de país desenvolvido, “mas lá se alguém quebrar os dois dedos e só tiver dinheiro para tratar um, fica com o outro quebrado, essa comprovação foi feita pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS), e até o próprio Barack Obama mandou uma equipe de seu país ao Brasil para conhecer o nosso sistema de saúde”.
Para o parlamentar, o serviço de saúde precisa ser ampliado e melhorado em alguns aspectos, com ações que possam dinamizar o atendimento, a exemplo do Hospital Regional (HGVC), onde tem sido adotadas medidas para diminuir as filas, com a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ampliação de vagas na UTI, entre outras.
“Precisamos reconhecer que nem os Estados Unidos têm um sistema como o nosso, imagine que a Índia é um país, nós, Vitória da Conquista, somos apenas um município, com uma arrecadação bem menor, ainda assim somos exemplo para eles; é verdade que ainda há muitos desafios para nós, enquanto autoridades políticas, instituídas por meio de um processo democrático, que é o voto, mas temos que entender que há um caminho longo a percorrer”.
Por Bia Oliveira / ASCOMCV