10/10/2014 10:05:00
Na sessão desta sexta-feira (10), o vereador Cícero Custódio (PV) manifestou preocupação com a saúde pública de Vitória da Conquista. Segundo ele, a população que necessita de atendimento na rede pública enfrenta grande morosidade para conseguir atendimento laboratorial, vagas em hospitais, marcar exames e fazer cirurgias. “Além disso os hospitais contam com um grande fluxo de pacientes e até com déficit financeiro. Trabalho na saúde há muitos anos e antigamente víamos que era fácil marcar exames de laboratório, raio X, mamografia e ultrassonografia. Hoje tem a Central de Marcação de Consultas e demora seis meses para fazer uma auditoria sobre a situação do paciente, e acaba demorando cada vez mais”.
Ainda em sua fala, Cícero Custódio contou que a população conquistense tem reclamado da saúde pública, e que recentemente foi informado sobre o caso de uma senhora que esperou por três anos para fazer uma cirurgia de tireoide. Em seguida comentou que o irmão do vereador Adinilson Pereira ficou no corredor do Hospital de Base por 15 dias esperando atendimento, mesmo estando com câncer. “Temos que sentar com a secretária de Saúde para saber o que está acontecendo, porque talvez ela não esteja ciente de tudo que tem acontecido. Meu irmão está tentando uma cirurgia há um ano para minha sobrinha, e isso não pode acontecer com ninguém”.
O parlamentar encerrou seu pronunciamento destacando a importância do reajuste da tabela SUS, o que considera fundamental para a melhoria do serviço de saúde, pois, segundo ele, os médicos esperam pelo reajuste há nove anos. “É preciso reajustar os valores, porque não é possível que esses profissionais ganhem hoje o mesmo que há tantos anos atrás”.
Por Flávia Rezende / ASCOMCV