08/10/2014 13:00:00
Na manhã desta quarta-feira (6), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou sessão especial para discutir a importância da Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro. Em 2014 o tema da Semana do Trânsito foi “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. A sessão foi uma iniciativa do Bloco Parlamentar, composto pelos vereadores Adinilson Pereira (PSB), Cícero Custódio (PV), Gilzete Moreira (PSB) e Juvêncio da Saúde (PV).
O líder da Oposição, vereador Arlindo Rebouças (PROS) disse que o trânsito brasileiro mata mais que a guerra e apresentou uma estatística de oito pessoas mortas no trânsito a cada hora. Segundo ele, o trânsito conquistense é caótico em todos os níveis e citou várias situações que requerem atenção do poder público, como a falta de pintura nas faixas de pedestres, dificuldade de acesso para pedestres e motoristas que se deslocam do Alto Maron até a Urbis I e o Bairro Candeias, e a forma como foi implantada a ciclovia da Avenida Brumado.
“Vitória da Conquista tem projeto de imobilidade urbana, pois não há melhoria no transporte público, quando se investe no transporte público de qualidade, a mobilidade urbana também melhora, basta entender que um ônibus básico transporte 75 pessoas, enquanto um automóvel são apenas cinco”, disse, acrescentando que o terminal da Lauro de Freitas é uma vergonha, da mesma forma que os abrigos de ônibus espalhados pela cidade.
Ainda falando do trânsito, Rebouças criticou a omissão do poder público na fiscalização do uso dos passeios, utilizados indevidamente por empresários de oficinas e de concessionárias. “A Avenida Alagoas é uma vergonha, um desrespeito para com o pedestre, as oficinas colocam carros e motocicletas em cima dos passeios, o mesmo ocorre na Avenida Bartolomeu de Gusmão, onde as revendedoras expõem os veículos nos passeios. Além disso, temos estacionamento paralelo em frente ao Simtrans, na Rua Coronel Gugé, as nossas calçadas não têm acessibilidade nem mesmo para quem não é deficiente, imagine para quem tem alguma deficiência física; falta semáforo na Vítor Brito, imagine que não temos controle eletrônico de velocidade, porque a prefeitura de Vitória da Conquista só sabe construir quebra-molas, eu lamento isso, precisamos de uma cidade que ofereça qualidade de vida, e lamentamos, principalmente, a ausência do secretário de mobilidade urbana nesta sessão”.
Em seguida, aproveitou a temática para falar do prêmio recebido pela 4ª Ciretran, considerada a melhor do Brasil em eficiência, mas salientou que discorda da premiação por conta do “péssimo serviço que o órgão oferece à população, mesmo com tanto imposto pago pelos proprietários de veículos”.
Em resposta à reivindicação do presidente do Conselho de Segurança, Célio Lima Barbosa, sobre o projeto denominado “Lei do Silêncio”, Rebouças destacou que esse projeto não existe, o que há é um projeto para fechamento dos bares da meia noite às seis da manhã.A vereadora Irma Lemos (PTB) disse não considerar quebra-molas uma saída ideal para solucionar os problemas no trânsito, mas salientou que as cidades brasileiras necessitam de lombadas porque contam com alguns maus motoristas que, segundo ela, não têm educação para o trânsito. A parlamentar destacou que a Semana Nacional do Trânsito deve contar com ações integradas entre todas as polícias e entre diversos setores do Poder Público, e ressaltou a importância da conscientização sobre o trânsito. “Sugiro que o Governo utilize alguns professores e os qualifique para que possam ensinar nas salas de aula sobre trânsito. Se ensinar desde criança, quando o adulto for tirar a carteira no Detran pelo menos vai saber o que é sinal verde, amarelo e vermelho. Sou indignada com a rua Siqueira Campos, pois, ali vemos carga e descarga todas as manhãs, e isso atrapalha muito o tráfego. Temos até um projeto do vereador Professor Cori que proíbe carga e descarga em determinados horários, mas ainda não foi colocado em prática”, disse, ressaltando ainda que alguns pedestres não respeitam a sinalização.
Em seu pronunciamento, o vereador Edjaime Rosa ‘Bibia’ (PSDB) parabenizou a TV Sudoeste pelo serviço prestado à cidade, divulgando Vitória da Conquista para o Brasil e para o mundo. Sobre o trânsito, o vereador ressaltou que a mobilidade urbana em Conquista é problemática e que a administração municipal dificulta as ações. Disse que o Professor Cori apresentou um projeto para impedir carretas de trafegarem dentro da cidade no período das 8h às 18h, mas que o projeto estaria engavetado, da mesma forma que o projeto da zona azul, aprovado pela Câmara.
“A lei já existe, mas o prefeito não executa, Conquista já teve uma zona azul eficiente, hoje não existe mais; outro problema é a feira da Ceasa, onde os motoristas estacionam dos dois lados e para piorar a situação, existem dois coletores de lixo de uma empresa privada instalados no meio da rua, atrapalhando o trânsito”, afirmou, acrescentando que a Câmara não pode cruzar os braços, é preciso convocar os governos municipal e estadual para fazerem projetos de mobilidade urbana que possam auxiliar no desenvolvimento do município.O vereador Professor Cori (PT) parabenizou os vereadores pela iniciativa da sessão especial, e disse acreditar que a valorização da vida com atitudes mais gentis é o primeiro passo para uma mobilidade urbana humanizada. O parlamentar falou sobre o crescimento do número de veículos no país nos últimos 10 anos, e destacou a dificuldade dos gestores em organizar o trânsito. “Conquista sai de 30 mil veículos em produção e passa para 100 mil veículos circulando. Você pensar em uma cidade que nasce a partir de uma organização de mobilidade, a partir de animais e carroças, e a partir dessa concepção você pensar na mobilidade de bitrem. Conciliar veículos, pedestre, legislação e fazer fiscalização para uma população que em 2015 vai chegar a 335 mil habitantes, não é tão simples assim”.
Ainda em sua fala Professor Cori destacou que desde 2009, foram pavimentadas 559 ruas em Vitória da Conquista, e nos próximos três meses o número vai chegar a 608 vias pavimentadas. Segundo ele, os números apresentados reforçam o compromisso de melhoria da mobilidade urbana. “Existe também o projeto da via perimetral, que será iniciado na saída da Barra do Choça, próximo à UFBA, que vai passar por diversas localidades e também é voltado para melhorar a mobilidade, com um investimento que vai ultrapassar 80 milhões. Temos que debater para descobrir formas para discutir melhorias no trânsito de forma a conscientizar a população”, disse, ressaltando que muitas vezes os pedestres precisam disputar espaço com os condutores de veículos, o que prejudica ainda mais o trânsito.Para o vereador Ademir Abreu (PT), é importante e fundamental para a cidade que se cuide do trânsito de um modo geral, com pintura nas faixas de pedestres existentes e implantação de faixas de pedestres elevadas em vários outros locais da cidade, para educar os motoristas, mas destacou outro ponto importante para redução do número de acidentes no trânsito: fiscalização intensiva. Segundo ele, a quantidade de mortes no trânsito é muita alta, principalmente de jovens com idades entre 18 e 20 anos, sendo que boa parte não possui carteira de habilitação. “É importante cumprir a legislação, não há sentido um motoqueiro andar a mais de 40 km/hora, ultrapassagem pela direita, desobedecendo às leis de trânsito, sou a favor da identificação da moto nas laterais, para identificar o veículo em caso de assalto”, afirmou, salientando que 20% das vagas da UTI do HGVC são ocupados por acidentados de moto e 80% das autorizações de ortopedia de internamento também são direcionados a pacientes vítimas de acidentes envolvendo motocicletas.
O vereador Ricardo Babão (PSL) parabenizou o Bloco Parlamentar pela sessão e disse que a Bancada da Situação está atenta aos problemas que envolvem o trânsito, cobrando medidas ao executivo, por meio de indicações e projetos, para resolver as demandas. “Somos a favor não apenas da educação no trânsito, mas também da educação ao condutor, pois ele é quem causa o maior problema”, afirmou.
Segundo Babão, o governo tem muitos projetos para o trânsito, a exemplo da zona azul, que já está em fase de implantação, cuja empresa vencedora da licitação já alugou um escritório na Avenida Ernesto Dantas, e o local está sendo reformado para início das atividades. “Não tem nada engavetado, para criticar temos que participar do projeto, as coisas estão caminhando muito bem; quanto ao guincho, o veículo já foi solicitado e em breve estará dando suporte aos órgãos de trânsito do nosso município, que ganharam um novo reforço com a convocação e posse de mais de 50 agentes aprovados no último concurso da prefeitura, todas essas ações vão ajudar a melhorar o trânsito em nossa cidade”, disse, acrescentando que o governo municipal já asfaltou mais de 500 ruas e que a Câmara aprovou 84 milhões para a mobilidade urbana, inclusive para construção da perimetral que vai ligar a Ufba a Avenida Brumado.
“Tudo isso acontece porque temos uma bancada de situação alinhada aos governos municipal e estadual, sempre digo que precisamos participar mais para criticar, levar soluções, projetos e mostrar o que tem sido feito de bom por nossa cidade”.O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) elogiou a contribuição de todos os convidados para o debate sobre trânsito, e levantou outro ponto, classificado por ele como de extrema importância. O parlamentar destacou que Vitória da Conquista recebe uma população flutuante de aproximadamente 1 milhão de pessoas, o que segundo ele muda de forma significativa o funcionamento do trânsito, os costumes e a cultura do município. “É claro que as ações são necessárias nas escolas, mas temos que ter ações voltadas para a população flutuante. Não podemos imaginar que os motoristas de Tanhaçu, Aracatu e Itambé, por exemplo, tenham o mesmo senso de circulação que os motoristas de Vitória da Conquista. Temos que levar em conta ainda a população rural, que faz parte dos pedestres de Conquista. Temos que nos preparar para informar essa população”.
Ainda em sua fala Florisvaldo Bittencourt ressaltou que a população flutuante é importante para o desenvolvimento de Conquista, mas muda o funcionamento do município por trazer uma demanda maior de pessoas. “Boa parte dos pedestres que está na rua são de outras cidades. Boa parte dos pedestres que ao atravessar não olham para o sinal vem de outro lugar. Há que se considerar isso, e é importante que se ressalte neste caso específico o poder da mídia, da televisão, que alcança esse público flutuante, para que esse habitante de outras comunidades saiba que quando chegar em Conquista o trânsito vai ser diferente. Dessa forma amenizaria os problemas, porque as escolas podem preparar os cidadãos do futuro, mas temos de fazer algo hoje”, disse, destacando ações do Governo Municipal que vão somar mais de 100 milhões de reais, e serão voltadas para mobilidade urbana, a exemplo do projeto da via perimetral e da modificação do terminal urbano.O vereador Gilzete Moreira (PSB) destacou que as críticas são importantes e necessárias para melhoria do serviço público, mas é preciso conhecer os setores e analisar as dificuldades que cada um enfrenta. “Acredito que ninguém presta serviço ruim à população de propósito, seja Simtrans ou Ciretran esses órgãos têm funcionários qualificados e a maioria quer prestar serviço de qualidade, às vezes não tem como fazê-lo, a gente observa o esforço da PM para prestar bom serviço, da PRF, da PRE, do Conselho de Segurança Pública, enfim, há esforço e dedicação colocados à disposição da sociedade, mas nem sempre consegue atender as necessidades, quase sempre por falta de condição, de ferramentas, de equipamentos e até mesmo de funcionários”.
O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) parabenizou o Bloco Parlamentar pelo debate e lembrou que no mundo contemporâneo poucas ações podem ser realizadas sozinhas. Segundo ele, o trânsito é um sistema de vários autores e partícipes, e precisa ser ensinado ainda na escola a crianças e adolescentes. “É um sistema complexo de se fazer, onde não podemos perder de vista a sua profilaxia, que é feita através da educação. Senti falta de alguns componentes imprescindíveis nessa mesa, a exemplo da Direc 20, Secretaria Municipal de Educação e do Sindicato dos Taxistas”.
Ainda em sua fala Andreson Ribeiro parabenizou o coordenador de Trânsito da PMVC, Herling Conceição pelo trabalho realizado em Vitória da Conquista. Segundo ele, o coordenador de trânsito trabalha “de domingo a domingo” pintando faixas de pedestres e organizando o trânsito, sempre preocupado com o dinamismo do trânsito. Em seguida destacou indicações de seu mandato voltadas para o tema discutido, lembrando a indicação para o estudo da viabilidade de faixas elevadas para pedestres na Rua da Conquista, localizada no Bairro Simão. “Quero ainda elogiar o trabalho do secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, e pedir que ele dê mais celeridade a alguns “gargalos”, pois nós vereadores andamos nos quatro cantos da cidade e acabamos vendo esses problemas de perto. É importante ressaltar ainda que a problemática do trânsito ocorre devido ao grande desenvolvimento de Vitória da Conquista”.O vereador Adinilson Pereira (PSB) agradeceu a participação dos convidados durante a sessão especial e falou sobre a importância do tema levantado por cada componente da mesa, elogiando a contribuição dada pelos presentes ao Legislativo. “Que esse debate possa fazer com que cada um de nós contribua ainda mais para um trânsito cada vez melhor”.
Por Bia Oliveira e Flávia Rezende / ASCOMCV