01/10/2014 09:35:00
Na sessão ordinária desta quarta-feira (1), o vereador Sidney Oliveira (PRB) fez uma crítica à operadora OI, pela péssima qualidade dos serviços de telefonia e de internet banda larga prestada à população. Segundo o vereador, ele procurou a operadora OI para solicitar a instalação da internet banda larga e foi informado de que não havia disponibilidade para aquela área, mesmo estando situada na região central. Em seguida, o vereador decidiu procurar as demais operadoras (Vivo, TIM e Claro), sendo informado que essas empresas só podem ofertar internet de até um mega, por meio de chip, enquanto a OI é autorizada a oferecer até 10 megas, mas não consegue atender a demanda.
“Vamos investigar se há monopólio no serviço de internet banda larga, da mesma forma que acreditamos que há na telefonia fixa, o que consideramos um absurdo, isso está errado, pois a operadora é campeã em reclamações pelo péssimo serviço que oferece à população; não conseguimos enxergar embasamento na lei que permita esse abuso, no nosso entender há monopólio”.
Ainda, conforme o vereador, ele foi informado da existência de uma operadora de Salvador, a GVT, que também oferece 10 megas e tem sido bem aceita pelos consumidores. “Vamos ver a possibilidade de trazer essa operadora para Vitória da Conquista, pois não podemos ficar reféns da OI”, afirmou.
CPI da Telefonia - Sobre a CPI da telefonia, o vereador Sidney Oliveira, que é relator da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, informou que a CPI da Telefonia, da Assembleia Legislativa da Bahia, teve uma oitiva com as operadoras, inclusive com a OI, e a comissão aguarda o resultado da CPI, que deve ser divulgado no mês de novembro. “Enquanto isso, vamos elaborar um relatório e enviar para a CPI, falando do desrespeito da OI para com os consumidores e acrescentando a denúncia relativa à internet banda larga. A OI está na UTI em termos de prestação de serviços ao consumidor”.
Por Bia Oliveira / ASCOMCV