Imagem Professor Cori diz que ações devem ser executadas dentro da lei

Professor Cori diz que ações devem ser executadas dentro da lei

Arquivo

12/09/2014 10:35:00


Na sessão desta sexta-feira (12), o vereador Professor Cori (PT) falou sobre a situação dos condutores de vans de Vitória da Conquista, e destacou que todos os debates são importantes para o Legislativo, mas que todas as ações devem ser executadas dentro da lei, tanto por parte do Legislativo como do Executivo. “Temos que cumprir a lei porque esse é o papel de um vereador eleito, e não devemos pensar que o município pode ser administrado de forma aleatória apenas por uma questão de conveniência”.

O parlamentar falou ainda sobre a questão dos poços tubulares, e salientou que o tema é de grande importância, já que, segundo ele, a partir das gestões do partido do qual faz parte, a construção de poços tubulares começou a ser implementado em Vitória da Conquista. “Já são 83 poços com suas bombas, têm alguns que ainda faltam concluir o serviço, e compreendo a relevância desta Casa levantar o tema. Nossas comunidades rurais sabem como era essa política antigamente. Hoje temos o abastecimento realizado pelo Exército, através dos carros-pipa, que abastecem a zona rural com água potável, proveniente de tratamento da central de abastecimento da Embasa”.

Professor Cori falou que é necessário reconhecer a quantidade de sistemas simplificados de água já implementados na zona rural de Vitória da Conquista, e a expansão da rede de água da Embasa, exemplificando com a região de corredor de Itaipu, Laranjeira, São Joaquim, Batuque, Dantelândia e Bate Pé. “É necessário que a gente acelere o debate sobre a construção da Barragem do Rio Pardo, e o prefeito já esteve com a presidente Dilma Rousseff e com o governador Jaques Wagner, para que a construção tenha início e possibilite a autonomia hídrica para Vitória da Conquista. Se já temos o Luz Para Todos, que a gente possa garantir água para todos dentro de um projeto coerente com a aplicação de recursos que beneficie o município e a região sudoeste”.

Ainda em sua fala o vereador comentou que atualmente não se vê pessoas em paus de arara ou em caminhões cheios de pessoas indo para a região Sudeste em busca de emprego. Segundo ele, a seca não está afugentando a população, pois existem políticas de inclusão social por meio de diversos programas de distribuição de renda, de água, de iluminação, a exemplo do Pronaf, que permitem que as pessoas continuem no campo. “Essas políticas fazem com que as pessoas sejam tratadas com mais dignidade e respeito onde elas moram, e isso é muito importante. Só que precisamos de mais. Avançamos na questão da educação, são 45 postos de saúde em área rural, mas queremos mais, porque tem 284 povoados. Em cada lugar que a gente chega as pessoas querem que sua comunidade tenha sua unidade de saúde”.

Professor Cori encerrou seu pronunciamento destacando que o Ministério da Saúde preconiza que haja uma unidade de saúde em cada distrito, e o desafio de Conquista é ir muito além, uma vez que os distritos já contam com unidades de saúde, e os povoados já têm sido beneficiados através do gestor do município. Segundo ele, o conjunto de políticas voltadas para a educação, saúde, transporte, melhoria de estradas, limpeza de aguadas e de financiamento da produção por conta da seca, possibilita que as pessoas vivam de uma forma melhor. “Peço que a população de Vitória da Conquista ajude nosso município para que possamos solucionar de forma mais rápido todos os problemas, indo direto aos setores responsáveis solicitar as demandas”.

Por Flávia Rezende / ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31