03/09/2014 10:05:00
Na sessão desta quarta-feira (3), o presidente do Sindicato dos Bancários de Conquista e Região, Antônio Paulo Pedreira Barrocas, utilizou a tribuna livre para falar sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2014, e agradeceu ao Legislativo pelo espaço cedido. O presidente destacou que desde 1962 o sindicato tem lutado pelos direitos da categoria, representando 46 cidades da região. Segundo ele, apesar da importância que os bancários têm para o desenvolvimento do país, a categoria não tem sido valorizada pelo Governo. “Os bancos públicos vêm se comportando como bancos privados, os bancários vêm sofrendo pelo adoecimento, falta de segurança e condições precárias dentro dos bancos. O Governo Federal não reconhece os bancários”.
Ainda em sua fala o presidente do Sindicato reclamou que os bancos públicos patrocinam grandes clubes de futebol, mas desrespeitam as condições de trabalho de seus funcionários. De acordo com ele, o investimento maior das instituições deveria ser em melhorias para seus funcionários e clientes. “Vemos cada vez mais arrombamentos a caixas eletrônicos, assaltos. Só neste ano 32 pessoas foram mortas devido a essas situações, e apesar disso o Governo investe mais em publicidade do que em segurança. Os clientes são desrespeitados por conta da falta de efetivo. Outra questão é a terceirização que aflige toda a categoria de trabalhadores. Temos o adoecimento de funcionários por conta da falta de segurança e do assédio moral”.
Antônio Barrocas encerrou seu pronunciamento lamentando o fato de os bancos aumentarem os lucros sem investir em ações que beneficiem os trabalhadores. “Os bancos aumentam os lucros e desrespeitam os funcionários. Atualmente 30% dos funcionários estão sendo afastados dos postos de trabalho e 30% estão tomando remédios tarja preta”, disse, pedindo que o Governo Federal crie ações de forma urgente que propiciem melhores condições de trabalho, de atendimento ao cliente e que dê atenção à campanha salarial.
Por Flávia Rezende / ASCOMCV