28/08/2014 11:25:00
Em seu pronunciamento na sessão itinerante desta quarta-feira (27), o vereador Coriolano Moraes Neto (PT) disse que o governo municipal tem trabalhado muito pela zona rural conquistense, e destacou as ações desenvolvidas no Distrito de Inhobim e nas localidades circunvizinhas, a exemplo de Matinha, Queimada, Baixa da Porteira, Abelhas e Barreiro do Rio Pardo.
Mas, segundo o Professor Cori, é natural que à medida em que os serviços chegam, a população queira sempre mais, e quanto mais se avança na política, mais se exija do poder público. Citou como exemplo a escola de Inhobim, que tinha apenas quatro salas de aula e só oferecia o ensino fundamental 1. “A população soube reivindicar e o prefeito Guilherme Menezes assumiu um compromisso público com a comunidade de implantar o ginásio; hoje são 21 salas e 1.410 alunos”, disse, acrescentando que na política é assim, ampliou-se a escola e surgiu à demanda pelo ensino médio, “agora a discussão é para que se tenha uma extensão para cursos universitários a distância ou presencial, assim como já estão sendo exigidas melhorias para a casa do estudante”.
Outras demandas
Além das demandas da educação, o vereador citou outras áreas que fazem parte da pauta de reivindicações da comunidade de Inhobim. Uma delas é a ampliação da equipe de saúde da família, para que se possa fazer um remanejamento geográfico de atendimento às comunidades. Também citou a luta para construção da quadra poliesportiva, cuja obra ainda não foi possível por falta de terreno.
“No ano passado, na condição de vereador, estivemos reunidos com a comunidade e com o prefeito Guilherme, para debater a questão da quadra, que já está cadastrada no MEC, porém não conseguimos um terreno para venda ou doação, tivemos aqui várias vezes com Zifa, representando o prefeito, e nada. Por sugestão da juventude, discutimos com os engenheiros da prefeitura a possibilidade de construir a quadra no canteiro central, entretanto, eles não concordaram, por questões de segurança. A obra ainda não aconteceu por falta de espaço e não de vontade política”.
Ainda, conforme o parlamentar, o governo tem procurado levar serviços para todas as localidades rurais, incluindo o Distrito de Inhobim, pois através da política é possível atender melhor os jovens e a população de um modo geral, como forma de manter o homem no campo. “Essa é a nossa forma de fazer política, ao contrário do que acontecia antes, quando as pessoas eram obrigadas a se deslocarem para São Paulo, em busca de emprego”, concluiu.
Por Bia Oliveira / ASCOMCV