27/08/2014 14:21:00
O Bloco Parlamentar da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, composto pelos vereadores Gilzete Moreira e Adinilson Pereira (PSB), Juvêncio Amaral e Cícero Custódio (PV), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (27), para organizar as ações que serão desenvolvidas na Semana Municipal do Trânsito, que acontece no período de 18 a 25 de setembro.
Entre as ações estão previstas visitas às escolas com um ônibus do Detran, munido de maquete, para orientar os alunos sobre o comportamento no trânsito, bem como sinalização e demais equipamentos que compõem o trânsito, blitzes educativas nas principais ruas das Zonas Leste e Oeste, em parceria com todos os órgãos ligados ao trânsito, a exemplo das Companhias das Polícia Militar (77ª e 78ª), Simtrans, Ciretran, Via Bahia, PRE e PRF. Os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, além de receber material educativo, serão esclarecidos sobre os altos índices de mortes no trânsito e a necessidade da conscientização para reduzir esses números.
No dia 25, a Câmara realiza sessão especial do trânsito, com a presença de várias autoridades, entre elas, representantes das emissoras TV Sudoeste e TV Uesb; do diretor executivo da Uesb, Alvino Brito; do coordenador da Ciretran, Javan Rodrigues; do representante da Caad, Rodrigo Moreira; do secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Alberto Sellmann; Major PM da 77ª Companhia, Selmo Luiz; Major PM da 78ª Companhia, Souza Lima; representante da PRE, Major Souza Jr.; e a inspetora Tônia, da PRF.
A Semana Municipal de Trânsito foi instituída pela Lei 1.613/2009, de autoria do vereador Gilzete Moreira, e tem como premissa o Código de Trânsito Brasileiro, que determina aos estados e municípios, a realização de suas ações e campanhas em prol da melhor conscientização acerca da educação no trânsito.
O evento acontece concomitantemente com a Semana Nacional, realizada pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que desenvolve, na década 2010-2020, a campanha nacional pela redução da violência no trânsito, com o slogan Pare, Pense, Mude. A iniciativa faz parte do Movimento PARADA (Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito), em parceria com a OMS, e prevê a redução em até 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito nos próximos 10 anos.
Por Bia Oliveira / ASCOMCV