01/08/2014 11:00:00
Em seu pronunciamento na sessão ordinária desta sexta-feira (1º), o vereador Coriolano Morais Neto ‘Professor Cori’ (PT), disse que educação se faz com trabalho, e salientou o pronunciamento do líder comunitário Mazinho. Disse que o Pé de Galinha é um Povoado do Distrito de Iguá, onde funciona a Escola Erastóstenes Meneses, que, antes da reforma, estava em situação deplorável, com banheiros destruídos, telhado de zinco, sufocando os alunos e professores nos dias de calor, e impedindo de ouvir qualquer coisa em dias de chuva, por causa do barulho.
“Esse era o modelo de construção de escola que se tinha, nós derrubamos a Escola Erastóstenes Meneses, que atende das séries iniciais às finais, e fizemos uma nova, em seguida o governo autorizou e realizou a reforma e ampliação da Creche Prascóvia Meneses, uma das melhores do interior do Brasil, fizemos também os reparos necessários na escola situada no Pé de Galinha, com as intervenções básicas para que logo em seguida pudéssemos fazer o planejamento para substituição do telhado de amianto. É necessário que se fale dos investimentos feitos no povoado, para que a gente compreenda que o governo continua investindo”, esclareceu, acrescentando que das 203 escolas que existem no município, 163 foram reformadas e o processo de reforma continua, como aconteceu na Escola Lycia Pedral.
“Na época, ainda éramos secretário de educação, nós assinamos a Ordem de Serviço não para melhoramento da Escola Lycia Pedral, e sim para construção de uma nova que atendesse aos anseios e ao nível dos profissionais e alunos daquela unidade, é assim que devemos fazer política, com verdade, em cima de dados concretos”, salientou.
O vereador falou também sobre o escritor, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna, que morreu no final de julho, grande referência para a educação e a cultura do país. “Suassuna é um grande nome da cultura nordestina, autor de importantes obras, como o Auto da Compadecida, ele que, em seus últimos textos, deu uma grande contribuição para quem quer entender o que é política de esquerda e de direita, quando ele diz que na sua visão social, quem coloca ênfase na justiça, é de esquerda, quem apenas valoriza o lucro e coloca os estados de forma entreguista, apenas àqueles capitais que não valoriza a vida, é de direita, então, Ariano Suassuna merece de todos nós uma justa homenagem pela sua história, para que alunos como Bernardo e tantos outros sigam o exemplo de homens como Paulo Freire, Ariano Suassuna e tantos outros”, enfatizou.
Lembrou também do padre José Silvino Santos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que faleceu no dia 25 de junho. “Outro grande colaborador, grande orientador, do ponto de vista do comportamento ético, do trabalho sério, do trabalho decente feito de forma ética, justa e transparente, deixamos aqui o nosso respeito a esses homens pela contribuição que deram ao nosso país”, concluiu.
Por Bia Oliveira / ASCOMCV