09/06/2014 12:00:00
Seguindo o cronograma de visitas aos hospitais públicos de Vitória da Conquista, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, composta pelos vereadores Ademir Abreu (PT), Cícero Custódio (PV) e Juvêncio da Saúde (PV), visitou na manhã desta segunda-feira (9), o Hospital Unimec. A comissão foi recebida pela administradora Ana Paula Prates, que prestou os esclarecimentos acerca do funcionamento da unidade. Em seguida, visitou as instalações físicas do hospital, acompanhada pela assistente social Denise Gomes.
Por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde da PMVC, o Unimec atende pacientes de emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), nas especialidades de Obstetrícia, Ortopedia, Clínica Médica e Pronto-Socorro, além de realizar cirurgias eletivas. Dos leitos disponíveis, 60% são destinados aos pacientes do SUS, divididos nas áreas de clínica médica e clínica cirúrgica. Os demais leitos, 40%, são para pacientes da rede particular.
Para garantir melhoria na qualidade dos serviços, o Hospital Unimec passa por reforma em sua estrutura física. As obras foram divididas em duas fases: a primeira contempla os setores de urgência, emergência e consultórios; a segundaserá realizada nas enfermarias.
O setor de emergência, segundo a coordenadora do Pronto-Socorro, enfermeira Edna Pichimel, funciona durante 24 horas, sendo que o hospital estabelece como norma não realizar atendimento aos pacientes nos corredores.
O ortopedista Luciano Magnavita disse que um dos problemas de atender de SUS são os baixos valores dos procedimentos médicos, tendo em vista que háonze anos a tabela do SUS não é reajustada,dificultando o trabalho dos profissionais. Como sugestão para o problema, o médico indicou a criação de um hospital específico para o atendimento ortopédico, pois no Unimec existe apenas um plantonista que não atende à demanda.Para o HGVC, Magnavita sugeriu a contratação de dois médicos plantonistas para atendimento das emergências, dois ortopedistas para realização de cirurgias eletivas e um médico prescritor para pacientes internados.
O vereador Cícero da Hospec (PV) concorda com a defesa do médico Luciano Magnavita, que acredita na alternativa de que a construção de uma unidade para atendimento de urgência e emergência em ortopedia e traumatologia pode absolver uma das principais demandas dos hospitais em Vitória da Conquista. “Esta iniciativa pode melhorar a situação nos pronto-socorro dos hospitais do município, pois vai trabalhar direcionando o atendimento da demanda que chega a cada unidade de saúde”, disse.
Segundo o presidente da Comissão de Saúde, vereador Ademir Abreu, as colocações feitas pelo médico Luciano Magnavita são muito pertinentes, e reforçou que deveria ser criado, também, na Região Sudoeste da Bahia, um hospital oncológico, devido ao grande número de pacientes que procuram as emergências dos hospitais para procedimentos que poderiam ser evitados caso houvesse um atendimento regular num serviço próprio para pacientes com câncer. “As visitas da Comissão vão continuar no sentido de aprofundar as discussões e buscar soluções para as questões de saúde do nosso município, principalmente na área de emergência”, afirmou.
Por Bia Oliveira / Camilla Aguiar