Imagem Vitória da Conquista se transforma em “Cidade Digital”

Vitória da Conquista se transforma em “Cidade Digital”

Arquivo

29/05/2014 22:00:00


Em solenidade bastante concorrida na manhã desta quinta-feira (29), o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, inaugurou o Programa “Cidades Digitais” em Vitória da Conquista. O evento marca o início de uma nova era tecnológica na cidade.

Nesta primeira etapa, o projeto contemplou 80 municípios do país, nove deles da Bahia, a exemplo de Vitória da Conquista, escolhida como projeto-piloto para marcar o início do programa, além de Guanambi, Itabuna, Juazeiro, Senhor do Bomfim, Piraí do Norte, Uruçuca, Presidente Tancredo Neves e Riacho de Santana. Representantes de todos esses municípios participaram da inauguração do “Cidades Digitais”, em Conquista.

O acordo de cooperação técnica entre PMVC, Ministério das Comunicações, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), para implantação do “Cidades Digitais”, foi assinado em janeiro de 2013, tendo como objetivo principal a modernização da gestão municipal, conectando os órgãos públicos através da Internet e oferecendo à população um acesso mais ágil aos serviços do Governo Municipal, utilizando-se da web.

Para implantação do serviço foi necessária uma estrutura com 24 km de fibra ótica, interligando 17 Pontos de Acesso Governamentais (PAG). Hoje, graças ao projeto, a população conta com internet gratuita em diversas praças da cidade, entre elas, a Tancredo Neves, escolhida como local para solenidade de inauguração do “Cidades Digitais”.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Fernando Vasconcelos (PT), essa é mais uma grande conquista para a cidade. “Vitória da Conquista sai na frente com a implantação desse projeto que abre portas à inclusão digital e que agiliza a prestação do serviço público, permitindo às pessoas, de um modo geral, acesso a vários serviços sem precisar sair de casa, e se sair, poderá contar com a internet gratuita nas praças da cidade, isso é extraordinário”, afirmou.

O prefeito Guilherme Menezes relacionou o “Cidades Digitais” a outros importantes serviços de telecomunicação implantados ao longo da história do Brasil, como a construção de quase 7 mil km de linhas teleféricas no interior do país, por iniciativa de Cândido Mariano da Silva Rondon (Marechal Rondon), e a criação da Sociedade Rádio do Rio de Janeiro, por Edgard Roquette Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

Para o prefeito, o governo do presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff proporcionaram mais um momento para ficar gravado na história: a democratização da banda larga. “E para nossa felicidade, Vitória da Conquista está entre as primeiras contempladas, hoje temos muitos conquistenses usufruindo desse serviço, a exemplo dos moradores do Povoado do Xavier, muitos dos quais fazem faculdade à distância, usando a internet, o povo não quer luxo, quer melhorias, e nós fazemos parte de um time que alia a prática ao discurso”, disse, acrescentando que hoje já se pode pegar resultados de exames no Laboratório Central, acessando a internet, assim como boleto do IPTU e outros serviços.

O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, lembrou que quando foi convidado a assumir o Ministério das Comunicações tinha como principal tarefa a expansão da internet em todo o Brasil, por entender que esse serviço é imprescindível à realização das mais diversas atividades, seja no trabalho, na escola, ou simplesmente na aquisição de informações. “Fizemos esse projeto das Cidades Digitais para facilitar o acesso da população e da administração municipal à internet, além de ter o benefício da internet em praça pública, agora vamos expandir esse serviço para outras cidades brasileiras”, garantiu.

Na oportunidade, o ministro falou da expansão da telefonia celular para as localidades rurais que ainda não possuem o serviço, reforçando o anúncio feito pelo deputado federal Waldenor Pereira. “Quando implantamos a tecnologia 4G no país, nossa exigência junto às operadoras foi que elas atendessem todas as localidades distantes 30 km da sede dos municípios e elas estão obrigadas a cumprir o acordo, o que deve acontecer até o final deste ano. “Entendemos a importância do celular para a democratização da comunicação. No final de 2010, tínhamos 24 milhões de celulares conectados à internet em todo o país. Em abril deste ano, chegamos a 118 milhões, uma marca extraordinária”, concluiu.

Por Bia Oliveira / ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Abril 2025
14

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30