29/05/2014 08:00:00
No espaço que garante a participação da comunidade durante a sessão itinerante no distrito de São Sebastião nesta quarta-feira (28), a líder comunitária Ilza da Silva, falou sobre as dificuldades da população que mora em São Sebastião. Em sua fala, agradeceu o apoio do vereador Joaquim Libarino (PCdoB) ao trabalho social que desenvolve na localidade, destacando que todos os vereadores tem a obrigação de trabalhar pelo povoado. “O vereador tem o dever de cobrar e indicar, mas a execução das obras e melhorias é função do prefeito e da secretária”, disse.
A líder comunitária apresentou também demandas importantes e que considera urgente para população. A primeira solicitação diz respeito ao saneamento básico para resolver o problema do esgoto exposto nas proximidades da quadra poliesportiva. “Peço a todos os vereadores que tomem providencia para sanar o problema do esgoto na quadra de lazer da comunidade”, solicitou.
Falou ainda sobre a falta de segurança no distrito, e informou sobre a reunião realizada com a administração pública, que segundo a líder comunitária, nada foi feito como desdobramento da reunião, além da própria comunidade se colocar à disposição para construir um local de apoio para os policiais. “Tomem providencia sobre a quadra poliesportiva e a segurança. Vivo aqui e conheço a necessidade do meu povo. São Sebastião faz parte de Vitória da Conquista e merece respeito”, disse.
A diretora do Colégio Municipal Euclides da Cunha, Valnice Barbosa Santos, falou sobre o papel do Legislativo e as ações que a Câmara de Vereadores realiza em prol de benefícios para a população. A diretora ressaltou a importância da sessão itinerante e de a comunidade aproveitar a oportunidade para fazer valer os direitos de cidadão. "São 11 anos convivendo com as pessoas da região e o que vemos e ouvimos é a necessidade de melhorar a segurança pública, trazendo de volta a ronda escolar, que trazia certa tranquilidade. Ainda precisamos de uma creche para que as mães deixem seus filhos. A nossa escola precisa de mais salas e mais estrutura para atuar com as turmas matriculadas. E por último precisamos de um complexo de lazer e da reforma da quadra", disse, lembrando também que a pavimentação asfáltica do distrito é uma necessidade da comunidade.
A moradora Vera Lúcia Pires, falou sobre a situação da saúde no distrito, que, segundo a moradora, está sem médicos e medicamento de uso contínuo, que é um direito dos usuários, mas em São Sebastião, não tem sido disponibilizado, pois seu marido tem sido obrigado a comprar o medicamento que faz uso, desde dezembro. Disse ainda que é preciso ter profissionais disponíveis nos postos de saúde para o atendimento das comunidades do entorno de São Sebastião “Se estou passando mal hoje, tenho que ser atendida. Quando eu chego no posto não tem médico. Onde estão os médicos do Programa Mais Médicos? Não somos uma comunidade falida, geramos renda para Vitória da Conquista”, desabafou.
A estudante Juliana Oliveira pediu a implantação de um posto policial no distrito, pois, segundo ela a comunidade é muito grande para o número reduzido de policiais que atuam “de forma esporádica” no local. Ainda em sua fala a estudante criticou o estado da quadra poliesportiva e apresentou outras demandas. "O que é que eu vou fazer lá na quadra à noite, na escuridão? Temos ainda o problema do esgoto a céu aberto e a falta de iluminação do distrito, além da necessidade da construção de uma creche. Também não posso deixar de falar dos buracos nas ruas. É preciso pavimentá-las, colocar redutores de velocidade e nomeá-las. E por último a questão da saúde, porque faltam médicos, não tem remédios e o posto não tem estrutura".
O morador da comunidade Valdir Sampaio, agradeceu o apoio do vereador Joaquim Libarino (PCdoB) ao Show de Louvor da Igreja Católica. O ativista católico ateve sua fala a qualidade da água distribuída pela Embasa em São Sebastião, e solicitou dos vereadores, que considera a base de sustentação para a luta popular, apoio na reivindicação de uma água mais apropriada para o consumo. “São Sebastião é um lugar maravilhoso. Senhores vereadores, vocês tiveram votos aqui, então olhem para o distrito. A praça não tem um banco para sentar. Comecem a trabalhar por São Sebastião na segunda-feira, mandem os secretários trabalharem pelo distrito”, solicitou.
O líder comunitário Eunápio Novaes afirmou que é bastante antiga a reivindicação para pavimentação da estrada que liga o distrito de São Sebastião à BR-116, afirmando que o poder para realização da obra é do secretário de infraestrutura do Estado, Otto Alencar. “Se a obra não for concluída agora, não virá mais nunca”, afirmou, referindo-se ao período eleitoral.
O líder comunitário Lula de São Sebastião afirmou que a comunidade precisa ter conhecimento sobre os órgãos públicos e suas competências, evitando assim que se cobre, por exemplo, do governo municipal investimentos na área de segurança pública. Segundo ele, após audiência com os comandos da Polícia Militar ficou certo que haverá o restabelecimento do policiamento no distrito. Ele lembrou ainda que outra reivindicação histórica da comunidade, a pavimentação, vem sendo cobrada insistentemente e que o governo estadual já assegurou que a obra será executada assim que for garantido o financiamento do Banco Mundial. O líder comunitário reclamou, ainda, da proibição por parte da Secretaria de Educação para que a quadrilha do local pudesse ensaiar no espaço da Escola Municipal Euclides da Cunha.
Por Flávia Rezende e Camilla Aguiar /ASCOMCV