27/05/2014 09:00:00
Nesta quarta-feira, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória das Conquista, composta pelos vereadores Ademir Abreu (PT), Juvêncio Amaral (PV) e Cícero Custódio (PV), visitou o Hospital Regional de Vitória da Conquista (HGVC). O objetivo da visita foi analisar a situação de funcionamento da unidade e verificar, junto à direção, as perspectivas de melhora no atendimento, principalmente no setor de emergência.
Antes de visitar as instalações do hospital, a comissão se reuniu com a diretora do HGVC, Marilene Barbosa, com o administrador Dr. Cláudio, além do coordenador médico, Dr. José Antonio. Na oportunidade foram abordadas diversas questões acerca do funcionamento da unidade, como número de leitos, de profissionais, rotatividade, entre outros pontos considerados importantes pelos vereadores. O diferencial dessa comissão em relação às demais é que os três parlamentares que a compõem são da área de saúde, portanto, conhecem bem as principais demandas nesse segmento. “Nós sabemos das dificuldades enfrentadas pelos hospitais públicos, principalmente porque a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) não corresponde ao valor das despesas, mas a população não pode pagar por isso”, disse o vereador Cícero Custódio.Durante a reunião, a diretoria do Hospital Geral prestou esclarecimentos sobre o que está sendo feito para melhorar o atendimento. Entre as ações, o aperfeiçoamento da gestão no HGVC, com implantação de uma auditoria interna permanente, construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), em fase de conclusão, regulação do atendimento na emergência com as outras cidades pactuadas à Vitória da Conquista, ampliação da emergência, reformas nas enfermarias, com reparos na estrutura física e nas redes elétrica e hidráulica, e construção do novo centro de material e esterilização.
Além dessas medidas, a Secretaria de Saúde do Estado está ampliando o centro cirúrgico e aumentando as vagas de internamento nos hospitais das cidades circunvizinhas, a exemplo de Barra do Choça, para dar suporte ao HGVC. Com isso, os pacientes que chegam ao Hospital de Base em situação de gravidade leve ou moderada são encaminhados para esses municípios, “desafogando” o HGVC.
A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Poções também será um passo importante no sentido de evitar que todos os pacientes sejam encaminhados para Conquista, sem passar antes por uma triagem. A expectativa é que essas ações consigam diminuir o fluxo de pacientes no HGVC, deixando-o mais voltado aos atendimentos graves (alta complexidade).
Outra importante ação que está recebendo apoio da Sesab e da diretoria do HGVC é a implantação dos consórcios intermunicipais de saúde nas cidades de Condeúba e Iguaí, para atender os municípios dessas regiões. Para o vereador Juvêncio Amaral, todas essas medidas são importantes, mas precisam ser agilizadas para humanizar o atendimento. “Acreditamos que tudo isso vem somar, porém tem que ser rápido, pois o povo está sofrendo muito nos corredores dos hospitais públicos”, afirmou.O Hospital Regional tem 205 leitos, dos quais, 49 na emergência, além de 120 internações domiciliares. Segundo o presidente da Comissão Municipal de Saúde, Ademir Abreu (PT), dos 28 pacientes internados nos últimos dias, 12 são de acidentes de moto. Na visita a UTI 2, de dez pacientes internados, sete eram de acidentes de motos. “Por esses dados, a gente pode observar a quantidade imensa de acidentados de motocicletas ocupando vagas no hospital, esse é um dos motivos da superlotação, por isso que as ações estão sendo descentralizadas”, disse o vereador, acrescentando que a visita ao Hospital de Base foi bastante proveitosa.
“Nós tivemos a oportunidade de verificar o esforço que está sendo feito pela direção do hospital para melhorar o atendimento de emergência em nossa região, todas essas medidas visam melhorias nas condições do espaço físico para evitar que os pacientes permaneçam em macas aguardando vagas nas enfermarias”, concluiu.
Por Bia Oliveira / ASCOMCV