26/05/2014 22:40:00
A Câmara de Vereadores debateu na noite desta segunda-feira (26) a revitalização do centro comercial de Vitória da Conquista. A audiência pública reuniu autoridades políticas, comerciantes e empresários locais na busca de alternativas viáveis para tornar o centro da cidade em um local atrativo para os consumidores.
Para o Líder da Bancada de Oposição, vereador Arlindo Rebouças (PROS), o tempo que resta à atual administração é inviável para a execução de melhorias, pois, segundo o parlamentar, a gestão não tem projeto. Falou também que não existe mobilidade urbana, pois o trânsito é caótico e o transporte coletivo é vergonhoso e há muita insegurança. “O centro da cidade é a maior vergonha. É falta de competência”, afirmou. Disse que tem receio de que a administração atual modifique o centro da cidade e não tenha sucesso, pois “não sabem fazer nada ouvindo os maiores interessados – os comerciantes”. “Enquanto o comércio anda a 200 km por hora, a prefeitura anda a 40 km, não acompanhando o crescimento natural do comércio. São 17 anos 4 meses e 17 dias em que nada foi pelo comércio”, afirmou.
O vereador Nelson de Vivi (PCdoB), Líder do Bloco Parlamentar, disse que agora o mais importante é se unir a prefeitura para que, com o projeto de revitalização elaborado, os recursos possam vir. Ressaltou as emendas que viabilizam obras e iniciativas que modificam e melhoram a vida do conquistense.
Em seu discurso na audiência pública, o vereador Ricardo Babão (PSL) chamou atenção dos presentes para a luta constante da vereadora Irma Lemos em viabilizar o debate para revitalização do centro comercial. Disse que é prova do empenho da colega parlamentar em buscar melhorias para o centro da cidade, tornando-o atrativo para os consumidores. Ressaltou o interesse político e o comprometimento da atual administração em debater melhorias para toda cidade, reafirmando que o prefeito Guilherme Menezes tem como principal meta, políticas públicas que priorizam o bem estar do conquistense, e certo da importância do comércio local para o desenvolvimento da economia e, por certo, a geração de emprego e renda, fatores que beneficiam diretamente a população, o vereador afirmou que com os recursos para viabilidade da obra de revitalização, tem certeza de que a gestão municipal vai executar o projeto que só trará benefícios a Vitória da Conquista.
Sobre a Zona Azul, informou que nesta terça-feira (27) encerra o prazo para apresentação de novas propostas e que a partir do encerramento desta data, o processo licitatório irá prosseguir. Destacou ainda as ações e iniciativas da prefeitura e o empenho da gestão municipal em realizar obras de melhorias em toda cidade, melhorando todos os setores e acompanhando o desenvolvimento natural de Vitória da Conquista, cidade que tem se firmado como referência para toda região sudoeste e para a Bahia.
A iniciativa do debate foi do Bloco Parlamentar composto pelos vereadores Nelson de Vivi (PCdoB), Andreson Ribeiro (PCdoB), Joaquim Libarino (PCdoB), Hermínio Oliveira (SDD), Sidney Oliveira (PRB), Álvaro Pithon (DEM), além da vereadora Irma Lemos (PTB).
Por Camilla Aguiar / ASCOMCV