23/05/2014 11:00:00
Na sessão desta sexta-feira (23), o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) pediu dispensa de pauta para votação do Projeto de Lei Complementar nº 08/2014, que propõe mudanças na estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/SEMDES. Segundo o parlamentar, o PL visa, acima de tudo, estabelecer setores e organizar a pasta para que possa ser incluída no Sistema Único de Assistência Social/SUAS, facilitando a manutenção de convênios que melhoram a vida de toda população. “Esse projeto vai garantir que os agentes e coordenadores possam ter a tranquilidade de continuar trabalhando”, informou. A celeridade na votação garante que o PL seja sancionado até dia 30.
Ressaltou, ainda, a importância da SEMDES para o município, pasta com maior investimento de recursos e maior número de beneficiários, destacando as políticas sociais de responsabilidades desta secretaria. “Se Vitória da Conquista avançou e melhorou os índices sociais, deve-se a esta secretaria. Caminhamos para zerar o déficit social, a realização efetiva dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), importantes agentes de transformação e atenção às pessoas, além de vários setores e órgãos que estão ligados à essa secretaria. Votar favorável ao projeto é votar a favor dos avanços sociais”, afirmou.
O vereador destacou também as políticas públicas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, também de responsabilidade da SEMDES, afirmando que “o Estado não pode interferir na orientação sexual de qualquer cidadão, mas deve oferecer o amparo social previsto”.
Sobre a fala do vereador Arlindo Rebouças (PROS), líder da Bancada de Oposição, disse que a oposição deveria mudar de Vitória da Conquista, porque não tem um projeto alternativo de mudança. “Pare de olhar as nossas políticas e querer degradá-las, as mudanças sociais aconteceram a partir no nosso projeto político. A oposição se posiciona como “preguiçoso no pé da cerca””, salientou.
Por Camilla Aguiar / ASCOMCV