15/05/2014 18:00:00
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista se reuniu na tarde de quinta-feira (15), para elaborar uma agenda de visitas à rede de saúde pública do município. Segundo o presidente da Comissão, Ademir Abreu (PT), o objetivo das ações é elaborar um diagnóstico da situação de atendimento nos hospitais e órgãos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), com base nas denúncias de precariedade que chegam ao legislativo e nas entrevistas que serão feitas com pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
As visitas serão realizadas todas as segundas-feiras, sempre às 9h, e já começa no próximo dia 19, com uma visita ao Hospital Regional (HGVC). No dia 26, será a vez da Santa Casa de Misericórdia, seguida dos hospitais Unimec, Esaú Matos, Hospec, Cemae, Laboratório Central, Afrânio Peixoto, Central de Marcação, Central de Regulação e Samu 192. Posteriormente, serão visitados os centros de saúde do município.
Todas as unidades serão comunicadas oficialmente acerca da visita da comissão, a fim de que seja disponibilizada uma pessoa para acompanhar os vereadores e prestar as devidas informações. “Não podemos fazer visitas surpresas, porque quando se trata de saúde a coisa é mais delicada, mas não vamos fazer turismo, nosso objetivo é ouvir as queixas dos pacientes e dos acompanhantes”, informou.
Além da agenda de visitas, a comissão também vai solicitar à Secretaria Municipal de Saúde, o valor do repasse feito a cada hospital do município. “A gente pretende averiguar todas as denúncias para podermos informar à população o que está acontecendo com a saúde de Vitória da Conquista”, disse o vereador Cícero Custódio, membro da comissão.
Além de Ademir Abreu e Cícero Custódio, o vereador Juvêncio da Saúde (PV) também faz parte da comissão. Por conta de outros compromissos, ele não pôde participar da reunião, mas informou que pretende cumprir com os colegas, a agenda de visitas. “Nosso mandato defende o atendimento de qualidade à saúde e já tínhamos discutido a realização de visitas aos hospitais de nossa cidade”, concluiu.