25/04/2014 10:05:00
Na sessão desta sexta-feira (25), o vereador Ademir Abreu (PT) defendeu a situação das unidades de saúde da zona rural, afirmando a saúde pública de qualidade é feita com bons profissionais. Segundo ele, a distribuição das unidades é apropriada para atender as demandas, pois, “se fosse construída uma unidade de saúde em cada povoado não teria proveito e seria improdutivo”.
O parlamentar destacou que o atendimento das unidades de saúde tem de ser realizado com estrutura adequada, dando como exemplo a situação em que um posto de saúde foi implantado em Bate Pé, em uma casa. Segundo Ademir Abreu, na ocasião os atendimentos não tinham privacidade e acabavam sendo comprometidos devido à falta de estrutura. “O que se fez com a municipalização foi uma coisa maravilhosa, e podemos perceber isso através da quantidade de postos de saúde, de equipes de saúde da família e de profissionais da área”.
Ainda em sua fala o vereador destacou que 70% do município tem cobertura da Saúde da Família, e rebateu as críticas do vereador Arlindo Rebouças, segundo quem a Comissão Municipal de Saúde não funciona. “A Comissão funciona. Acho um absurdo ter falado isso porque temos feito um trabalho de fiscalizar as irregularidades que acontecem. Sabemos que existe a questão da cobrança de propina a pacientes que são submetidos a procedimentos de próteses e órteses. Que têm empresas que formam um cartel e dão propina para hospitais e médicos. É uma questão que a Polícia Federal precisa solucionar, mas vamos sentar para discutir este e outros problemas que estão acontecendo”, disse, anunciando que na próxima semana a comissão vai debater sobre os procedimentos de alta complexidade, que custam mais caro do que o valor repassado ao município.
Por Flávia Rezende / ASCOMCV