Imagem Vereadores participam de inauguração de PSF em Lagoa Formosa

Vereadores participam de inauguração de PSF em Lagoa Formosa

Arquivo

10/04/2014 18:00:00


Nos últimos dias, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista inaugurou uma série de Unidades de Saúde da Família (PSF) em vários povoados do município. A mais recente foi a de Lagoa Formosa, inaugurada no último dia (10), com a presença de seis vereadores: Nelson de Vivi (PCdoB), Luciano Gomes (PR), Florisvaldo Bittencourt (PT), Ricardo Babão (PSL), Lúcia Rocha (DEM) e Juvêncio Pereira (PV).

A unidade de Lagoa Formosa é uma das maiores já entregues pelo prefeito Guilherme Menezes na zona rural conquistense e atenderá às localidades de Lagoa Formosa I e II, Cavalo Morto, Cachoeira dos Porcos, Rancho Alegre, Campo Formoso, Furadinho, Fazenda Furadinho (Remanescente Quilombola), Fazenda Mata de Cipó, Lagoa de Faustino, Olho D’Água dos Monteiros, Fazenda Cainana, Farinha Molhada I e II, Trocato, Fazenda São Mateus, Chapada Velha, Fazenda Paraíso, Ponte do Bode, Lagoa de João Morais e Poço de Abílio.

No PSF de Lagoa Formosa estão cadastradas 900 famílias, totalizando 3.202 pessoas. Antes, elas eram atendidas nas unidades de saúde de Iguá e Bate-Pé, mas a necessidade de promover ações de melhoria na saúde, descentralizando as ações nessa área, levou o prefeito Guilherme Menezes a construir essa unidade, que demorou cerca de três para ficar pronta, devido a algumas exigências do Ministério da Saúde, tais como, que tivesse água canalizada da Embasa. “Nós fomos pessoalmente ao Ministério da Saúde e alegamos que se o povo pode consumir água tratada da Embasa, fornecida por carros pipas cadastrados, por que essa mesma água não poderia servir para o atendimento nas unidades, devidamente depositada em caixas d’água?”, questionou o prefeito, esclarecendo o motivo do posto não ter sido concluído antes.

Com consultório odontológico, dois consultórios clínicos, sala de vacina, sala de curativo, farmácia, depósito, cozinha, sanitários e recepção, a unidade é atendida pela médica cubana Mable Morales Caldeiron, que faz parte do Programa Mais Médicos. Ela está em Vitória da Conquista desde setembro de 2013 e garante que está gostando da experiência. “Já trabalhamos na Bolívia, na Venezuela e agora estamos aqui no Brasil, procurando ajudar esse povo, pois essa é uma característica do povo cubano, a solidariedade”, afirmou. Casada e mãe, a médica afirma que sente saudade dos familiares, mas que está preparada para ficar em Conquista quantos anos forem necessários.

A população se mostra satisfeita com o atendimento da médica, embora reconheça que nem sempre entende o que ela diz, devido ao sotaque cubano. “Ela é muito atenciosa, gentil e eu gosto muito dela, quando não entendo, pergunto de novo ou peço ajuda aos outros atendentes do posto”, disse dona Maria.

Além da unidade, o Governo Municipal entregou também as primeiras 13 bicicletas aos agentes comunitários e rurais de saúde que compõem a Equipe de Saúde da localidade. No total, serão entregues 180 bicicletas que atenderão 180 agentes comunitários de Saúde, num investimento de mais de R$ 78 mil.

“Este é um investimento importante para os agentes da zona rural, pois auxiliará no trabalho que eles desenvolvem atendendo os moradores de suas áreas de abrangência. Nós sabemos também que a bicicleta é um transporte seguro, econômico, ecológico e que incentiva a prática de exercícios. Estão todos de parabéns por esta conquista”, enfatizou o prefeito Guilherme Menezes.

Trabalhando há 16 anos como agente comunitário de saúde, Vivaldo Paiva, que atende os moradores de Lagoa Formosa I e II, comemorou a entrega da bicicleta. “Esta é a segunda bicicleta que eu recebo da Prefeitura. Considero um grande benefício, será muito útil”, destacou.

Para os vereadores presentes à inauguração, a nova unidade de saúde e as bicicletas que servirão de transporte para os agentes de saúde mostram a preocupação do prefeito Guilherme Menezes com a população e reforça seu compromisso com as famílias carentes do município. O vereador Nelson de Vivi lembra que o terreno do PSF foi doado pelo Sr. Joaquim Viana, um dos maiores entusiastas desse projeto. “Infelizmente o Sr. Joaquim faleceu há três anos, no entanto colaborou para que essa ação se tornasse realidade. Esperamos que o nome dele seja dado à unidade, como prova do agradecimento da administração e da população a essa figura tão querida”, concluiu.   

Por Bia Oliveira / ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31