Imagem Projeto institui Dia da Síndrome de Down na Câmara de Conquista

Projeto institui Dia da Síndrome de Down na Câmara de Conquista

Arquivo

01/04/2014 11:00:00


Por iniciativa do vereador Juvêncio Amaral (PV), está em tramitação na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Projeto de Resolução que institui o Dia da Síndrome de Down, como forma de estimular a inclusão social do portador dos distúrbio e melhorar a relação dos pais com os filhos.

Segundo o projeto, o Dia da Síndrome de Down da Câmara Municipal deve ser realizado no mês de março, de preferência na segunda sexta-feira do mês, quando será realizada Sessão Solene, sob a orientação e coordenação da Mesa Diretora e alusiva à comemoração da data. O evento será coordenado e organizado por uma comissão composta pela Mesa da Câmara Municipal, entidades organizadas e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

De acordo com o autor do projeto, até pouco tempo, uma criança com síndrome de Down representava preocupação para os pais, tanto pela não aceitação junto à sociedade, como pelos problemas de saúde constantes, pois os portadores são propensos a sofrer defeitos cardíacos congênitos, doenças de refluxo gastresofágico, otites recorrentes, apneia do sono obstrutivo e disfunções da glândula tireóide. Graças aos avanços da medicina, a expectativa de vida dos portadores de SD aumentou. Enquanto em 1947 era de 12 a 15 anos, em 1989 subiu para 50 anos, e atualmente pode chegar aos 60, 70 anos, semelhante a da população em geral. A pessoa mais velha do mundo com Síndrome de Down, Dilmar Teixeira (1934-2007), faleceu aos 74 anos.

Os portadores da Síndrome de Down possuem algumas características em comum: hipotonia (flacidez muscular, o bebê é mais “molinho”), o comprometimento intelectual (prendizagem mais lentamente) e a aparência física (olhos amendoados, prega palmar transversal única, dedos curtinhos, fissura palpebrais oblíquas, ponte nasal achatada, língua protrusão, pescoço curto, pontos brancos nas íris, conhecidos como manchas de Brushfield, flexibilidade excessiva nas articulações, defeitos cardíacos congênitos, espaço excessivo entre o hálux e o segundo dedo do pé).

O distúrbio genético é causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcial. O nome Síndrome de Down é uma homenagem a Jonh Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. Mesmo com o trabalho de associações como a Apae, ainda há muito preconceito e falta de informação sobre o distúrbio genético natural e universal, presente em todas as classes sociais. Um deles é considerá-lo uma doença. Conforme especialistas, não é correto dizer que uma pessoa sofre de, é vitima de, padece ou é acometida por síndrome de Down. O correto seria dizer que a pessoa tem ou nasceu com Síndrome de Down.

Por Bia Oliveira / ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31