26/03/2014 10:45:00
Em seu pronunciamento na sessão desta quarta-feira (26), o vereador Coriolano Moraes Neto (PT), Professor Cori, falou da necessidade de se promover um debate na Câmara Municipal, com ajuda da Comissão de Defesa do Consumidor, sobre o Cartão Minha Casa Melhor, que visa facilitar a compra de móveis e eletrodomésticos para pessoas de baixa renda inscritas e adimplentes ou quitadas com o Projeto Minha Casa Minha Vida. Elas recebem um crédito de R$ 5 mil, com pagamento em até 48 meses.
Mas, segundo o vereador, muitos usuários têm sido lesados pelas lojas credenciadas, que fazem uma programação e não entregam o produto ou, quando o fazem, o produto está com alguma avaria, encaminhando o consumidor para empresas autorizadas a consertar o produto. “Essas pessoas estão desnorteadas, pois muitas dessas lojas credenciadas fecharam as portas, encaminharam documentação ao Governo Federal, receberam o dinheiro e não entregaram os produtos, precisamos acionar o Procon, o Ministério Público Federal, a Caixa Federal, enfim, mobilizar todos esses órgãos para exigir o cumprimento do que foi acordado pelas empresas quando se credenciaram para participar do programa”, enfatizou, acrescentando que os usuários precisam colaborar para que o programa funcione bem, não apenas denunciando, mas também adquirindo produtos que estejam na lista e dentro do valor máximo que cada objeto pode atingir.
Outra questão abordada pelo parlamentar está relacionada aos juros exorbitantes cobrados pelos cartões de crédito no Brasil, cujo percentual chega a 17.4% ao mês, enquanto a inflação não chega a 6%. “Precisamos promover um debate para que se faça uma correção desses cartões, pois a média de juros é muito alta, dificultando para que as pessoas mantenham os pagamentos em dia”, concluiu.
Por Bia Oliveira / ASCOMCV