19/03/2014 11:40:00
Na sessão desta quarta-feira (19), o vereador Professor Cori (PT) disse que quem é militante da educação tem participado nos últimos dias de uma grande mobilização em nível nacional por melhorias na área, fundamental aos desenvolvimento econômico e social da população brasileira.
“A educação pública atende a 80% dos alunos que estão matriculados no ensino do Brasil. Dessa forma, diversos aspectos devem ser levantados, e é fundamental que todos os gestores em todos os níveis devam focar o planejamento e o investimento na área de educação”.
Segundo ele, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação/CNTE, em nível federal, tem puxado a bandeira sobre diversos aspectos: a garantia do PISO nacional, a ser pago por todos os gestores em todos os municípios do Brasil, o que nem sempre é visto no país, pois existem municípios onde o pagamento corresponde a apenas 60% do PISO. O parlamentar comentou que o Rio Grande do Norte paga o menor salário de professores, e por isso os profissionais estão há cinquenta dias em greve.
O parlamentar disse que outra bandeira levantada é que 10% do PIB seja destinado à valorização dos profissionais que atuam no magistério, na melhoria de infraestrutura e na expansão da educação infantil. Ainda em sua fala o vereador falou que outra questão a ser considerada é a jornada de trabalho, que deve ser revista. “Também em nível municipal os professores têm defendido a bandeira por mais reestruturação da carreira, fardamento, materiais didáticos, ações e um plano no sentido de melhorar a saúde dos docentes, bem como a capacitação para as ferramentas tecnológicas, além de mobiliários suficientes”.
O vereador Professor Cori destacou que o que se deseja é que a Educação seja tratada como prioridade para os governos das três esferas. “Para que a educação consiga ser o que Paulo Freire tanto falava, a mola, a mestra da transformação e de desenvolvimento do nosso país”.
Por Flávia Rezende / ASCOMCV