Imagem Vereadores destacam importância da mulher

Vereadores destacam importância da mulher

Arquivo

12/03/2014 12:15:00


Na Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal homenageou mulheres que tem contribuído com o desenvolvimento social, econômico e educacional do município. Na oportunidade, os vereadores destacaram as reivindicações e os avanços conquistados na luta por igualdade de direitos.

Representando a Bancada de Oposição, o vereador Arlindo Rebouças (PROS) salientou que o 8 de Março não é dia de festa, mas de luta, de reivindicações. Em referência a palestra da diretora da Emurc, Mércia Cristina, o parlamentar destacou as possibilidades e oportunidades disponibilizadas para ela e o filho na área da saúde, e questionou “quantas mães não estão na porta do hospital chorando para que seus filhos tenham oportunidade de viver e não conseguem, quantas não estão no posto de saúde, querendo um preventivo, uma mamografia, quantos filhos não estão sendo executados, quantas mães lutam por um prato de comida para seus filhos”, reivindicando mais investimentos para melhorar a vida da população.

Falou ainda que considera a Lei Maria da Penha uma medida curativa, não preventiva, e reclamou da falta de Delegacias de Proteção à Mulher em todo país. Para o vereador é preciso um ação efetiva de proteção da mulher, pois “muitos homens não são maridos, são marginais que estão dentro das casas”. “É preciso que toda mulher tenha acesso a uma saúde digna, educação de qualidade e segurança para família”, salientou o parlamentar. “O dia das mulheres são todos os dias das nossas vidas, sem elas nenhum de nós estaria aqui. É o dia do ser humano. Parabéns a vocês mulheres. Lutem, briguem e nós homens temos obrigação de estar ao lado de vocês nessa luta”, destacou.

O vereador Ademir Abreu (PT) falou em nome da Bancada de Situação parabenizando a mulher pela representatividade da sua posição na sociedade, e relembrou as funções designadas tradicionalmente às mulheres, como o cuidado com o lar e as providências com relação ao vestuário, o sossego, o sustento e a educação doméstica. O vereador colocou a posição de submissão histórica das mulheres e ressaltou os avanços conquistados nos últimos anos, sendo a maior força emergente do mundo. Para o parlamentar, o Brasil tem contribuído para essa formação, ressaltando que mais da metade das 36 milhões de pessoas que saíram da extrema pobreza são mulheres.

Destacou ainda as políticas públicas que interferem diretamente na vida das mulheres, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Pronatec onde 60% dos alunos são mulheres; mais da metade das bolsas do ProUni e dos financiamentos do FIES têm sido concedidos a mulheres; 93% dos cartões do Bolsa Família é destinado a mulheres; 52% dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida são mulheres; a importância das mulheres no Programa de Reforma Agrária com 72% das propriedades  em nome das mulheres; a criação da Rede Cegonha para auxiliar no parto e recentemente a vacinação contra o HPV entre todas as mulheres em faixa etária mais propensa ao vírus.

“Apesar de todos esses avanços, muitas coisas ainda precisam ser trabalhadas, como a violência doméstica, pois a estrutura para o combate a esse crime ainda é pequena. As mulheres ainda tem salários mais baixos que os homens, falta de reconhecimento no trabalho doméstico, vivem abandonadas pelos maridos com filhos pequenos e muitas são obrigadas a deixar seus lares para cuidar de outros lares”, colocou o vereador que lamenta ainda ser necessário uma mudança de postura em relação a mulher, pois acredita que tal valorização é mais que um direito.

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30