12/02/2014 11:05:00
Na sessão desta quarta-feira (12), o vereador Professor Cori (PT) destacou que o seu o partido vem administrando o país, a Bahia e Vitória da Conquista, discutindo políticas com projetos e programas. “As intervenções que devemos fazer nas mais diversas áreas e segmentos, e que devem ter investimentos públicos, o partido vem buscando fazer com projetos e muita responsabilidade. Dessa forma também estamos aqui para votar uma moção de aplauso para a viagem que o prefeito fez a Moçambique”, disse, referindo-se à viagem onde o prefeito Guilherme Menezes, ao lado da bioquímica Teresa Morais apresentaram o Programa Municipal de combate à Aids.
O parlamentar comentou que o projeto tem grande importância para todo o mundo, pois em Conquista não nasce nenhuma criança com Aids. Segundo ele, isso ocorreu a partir de decisão política do atual governo. "E cadê os outros governos? O que fizeram para fazer a diferença quando tiveram o poder na mão? Já a província de Gaza apresenta 25% da população infectada pelo vírus do HIV. Olha a diferença, Vitória da Conquista hoje tem tratamento gratuito pelo Sus. É evidente que ainda temos muito por fazer, muito que avançar na marcação de consulta e exames”.
Ainda em sua fala Professor Cori ressaltou que há muito o que se discutir, pois o que foi levantado pelo vereador Florisvaldo Bittencourt, segundo quem Vitória da Conquista tem uma população de 300 mil habitantes mas que conta com mais de 700 mil usuários do Sus, precisa ser melhor estudado. “Como é essa equação? Não queremos prejudicar a saúde de ninguém, mas temos que ver como fazer. Qual outra cidade da Bahia tem projetos como esse? E quantas cidades do Brasil tem um atendimento igual ao Esaú Matos? Onde é que estavam as vozes quando não tinha um hospital como o Esaú e as pessoas morriam? Quando as escolas eram construídas de zinco, ninguém usava a televisão, quando os salários dos professores estavam atrasados ninguém usava a tribuna”.
Para encerrar seu discurso o vereador disse que as políticas fazem parte de um processo contínuo e afirmou que é com trabalho que se constroem melhorias. “Nosso governo vem fazendo de Conquista uma cidade cada vez melhor para se viver, há muito para se fazer, mas sem promessa e sem enganação".
Por Flávia Rezende