12/02/2014 10:00:00
Na sessão desta quarta-feira (12), o representante do Conselho Local de Saúde do Bairro Miro Cairo, João Paulo Almeida, utilizou a Tribuna Livre para apresentar algumas demandas da localidade, bem como dos bairros vizinhos, Senhorinha Cairo e Sobradinho. João Paulo pediu o apoio dos 21 vereadores para buscar soluções para os problemas da região, e explicou que a partir da construção de unidades habitacionais, que beneficiou muitas pessoas, os moradores passaram a enfrentar algumas dificuldades. “A inauguração dos conjuntos residenciais trouxe muitos benefícios para os moradores que puderam adquirir seus imóveis, mas os serviços públicos que deveriam ser ampliados ficaram como antes”.
Segundo o representante do Conselho Local de Saúde, serviços como transporte, saúde e segurança têm sido alvo de reclamações e descontentamento dos moradores. “Os medicamentos, os insumos e o espaço físico da unidade de saúde são insuficientes. A demora na marcação de exames aumentou, e inclusive uma outra equipe de profissionais de saúde já chegou ao bairro, mas a ampliação da unidade de saúde que está prevista para o primeiro semestre de 2014 ainda não saiu”.
Ainda em sua fala, João Paulo Almeida falou sobre a divulgação da construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Senhoria Cairo, e disse que, como a unidade atenderá apenas urgência e emergência, nada vai mudar nos atendimentos dos postos de saúde. Além disso, o representante do Conselho de Saúde destacou que as vagas nas escolas não aumentaram junto com o crescimento da população local, o que prejudica os alunos da área.
Para finalizar seu discurso João Paulo lembrou que a creche do Bairro Senhorinha Cairo já foi construída, mas não tem previsão de ser inaugurada, e falou sobre a insegurança da população, vítima constante de assaltos.
O Líder da Bancada de Oposição, vereador Arlindo Rebouças (PROS), parabenizou o presidente do Conselho de Saúde do Miro Cairo por reivindicar melhorias para o bairro. Disse que a saúde "está na UTI", citando, como exemplo, a realização de um Raio X que, segundo ele, demora mais de ano para ser realizado. Criticou o Programa Mais Médicos e a demora na construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) prometidas pelo Governo do Estado e lamentou que até hoje apenas uma tenha sido implantada no Hospital de Base, "onde não havia necessidade". O vereador defendeu a ideia de que as UPAS devem ser implantadas nos bairros periféricos, a exemplo do Panorama, Comveima e Miro Cairo, de forma a atender toda a população adjacente, dando mais suporte ao atendimento hospitalar. “O Governo tem dinheiro para realizar a Copa do Mundo, mas não tem para a segurança e para a saúde, isso é uma vergonha”, salientou.
O líder do Governo, Florisvaldo Bittencourt (PT), parabenizou o presidente do Conselho Local de Saúde, João Paulo Almeida, pela forma como tem conduzido sua luta em prol da população do bairro, e disse que a comunidade tem grande importância para o Governo Municipal pelo modo organizado com que tem cobrado as suas demandas. “Sabemos que as preocupações da comunidade têm sentido, mas é importante que a população reconheça as melhorias e os avanços conquistados a partir da política de transformação social ocorrida através da construção de unidades habitacionais, por exemplo”.
Segundo o parlamentar, os investimentos do Minha Casa Minha Vida têm sido grandes na região, e devido a isso outros problemas têm surgido, mas lembrou que o Governo Municipal trabalha de forma constante para solucionar essas questões. Florisvaldo Bittencourt destacou ainda que uma base comunitária está sendo construída na localidade para dar apoio aos moradores da região. “Muitas melhorias necessitam chegar na localidade, mas acima de tudo queremos parabenizar a população e nos colocar à disposição para ajudá-la.”
Por Flávia Rezende