07/02/2014 12:10:00
O vereador Júlio Honorato usou a Tribuna da Câmara na sessão desta sexta-feira para parabenizar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST pelos 30 anos de existência e informar que, para celebrar a data, será realizado este ano, em Brasília, o Sexto Congresso Nacional da entidade para discutir a questão do latifúndio e da reforma agrária no Brasil.
Segundo o parlamentar, embora o Brasil tenha experimentado inúmeros avanços na área social, o latifúndio continua praticamente intacto. “Apesar dos muitos avanços sociais, a questão da reforma agrária ficou a desejar. Por isso, precisamos pautar junto à sociedade para que o assunto seja debatido com profundidade”, disse, afirmando que o falta de políticas atinge os governo federal, estadual e municipal.
“Até porque temos um congresso que não avança nesse debate das reformas estruturais. É um Congresso retrógrado. Dos 513 deputados apenas 13 defendem a reforma agrária, dois são do MST, Valmir Assunção é um deles. 260 deputados são ligados a bancada ruralista. Assim, a pauta não consegue avançar no Brasil”, afirmou Júlio Honorato.
O vereador também parabenizou o líder comunitário Derinaldo pela vitória da chapa 2 na disputa pela Associação de Moradores do Distrito de Iguá, afirmando que, mesmo com a dificuldade impostas pelo chapa adversária para registro da chapa, foi possível vencer com grande diferença de votos. “Foram 275 a 143 votos. Conte com esta Casa porque estaremos juntos no Iguá para levar políticas públicas”, afirmou.
Por Flávia Rezende / ASCOMCV