06/02/2014 18:00:00
A Câmara de Municipal de Vitória da Conquista, representada pelos vereadores Ricardo Pereira Babão (PSL), Lúcia Rocha (DEM), Coriolano Morais (PT) e Gilzete Moreira (PSB), visitou, na tarde de quinta-feira (6), a Fazenda Experimental mantida pela Prefeitura Municipal, na região de Pedra Mole, Distrito de Bate Pé, onde é desenvolvido o projeto do “umbu gigante”. O fruto chega a pesar entre 125 e 150 gramas, cerca de 130g a mais que o comum.
O período da safra do umbu, que ocorre entre os meses de dezembro a fevereiro, é considerado um dos mais importantes da região, porque proporciona renda ao homem do campo. É que além do consumo da fruta, vendida nas ruas da cidade, é possível obter extração da polpa, utilizada em sucos, doces, geleias e sorvetes.
Situada a 30 quilômetros da sede de Vitória da Conquista, a Fazenda Experimental possui uma área de 10 hectares, com mais de 700 umbuzeiros e quase 30 espécies diferentes de umbu gigante. A Secretaria Municipal de Agricultura mantém no local, um banco de germoplasma, onde são armazenadas plantas matrizes, das quais são extraídas mudas fornecidas aos agricultores interessados em cultivar o umbu gigante em suas propriedades. Mais de duas mil mudas já foram distribuídas a produtores.
A Fazenda Experimental foi criada há cerca de quatro anos, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além de produzir e distribuir as mudas, os técnicos prestam toda orientação necessária aos produtores, desde o plantio até a colheita.
A visita à Fazenda Experimental contou também com a presença do prefeito Guilherme Menezes, secretários e agricultores, entre outros. O processo de produção das mudas, desde o enxerto até o resultado final, impressionou os visitantes. “Foi uma visita gratificante, maravilhosa”, afirmou a vereadora Lúcia Rocha.
Bia Oliveira / ASCOMCV