04/02/2014 09:00:00
Após um mês de recesso, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista reinicia, nesta quarta-feira (05), as sessões legislativas. Na sessão solene está prevista a presença do prefeito Guilherme Menezes, do presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos e demais vereadores. Como determina o regimento interno, na primeira sessão é lida a mensagem do Executivo Municipal, quando, tradicionalmente, são apresentados resultados do ano anterior e as demandas para o ano que se inicia, a exemplo de projetos, parcerias e serviços previstos para serem executados em 2014.
Vitória da Conquista, segundo o presidente Fernando Vasconcelos, teve, em 2013, muitos investimentos, com aprovação de projetos importantes em várias áreas, e começa 2014 com um orçamento que ultrapassa o montante de R$ 500 milhões, recursos que serão utilizados em todas as áreas da administração, principalmente saúde e educação.
Investimentos
Ao longo de 2013, o legislativo conquistense promoveu importantes debates sobre os mais variados assuntos do interesse da comunidade, a exemplo do problema da água, que está sendo solucionado através da adutora do Catolé, a questão do esgotamento sanitário, com a transferência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA), pavimentação de ruas, investimentos do PAC e a licitação para construção do aeroporto, cuja empresa vencedora é o consórcio Top/Paviservice. “O legislativo municipal contribuiu muito para tudo isso e as questões que ficaram pendentes, como o Espaço do Menor, o presídio e outras questões relacionadas à segurança, nós vamos continuar debatendo e buscando uma solução junto ao Poder Executivo”, disse o presidente.
No que diz respeito à Câmara Municipal, a Mesa Diretora comemora as melhorias na estrutura física, com reforma do setor administrativo e da presidência, aquisição de mais um carro, incentivo ao uso da bicicleta, entre outros. Para 2014, a expectativa é a inauguração do Espaço Cultural, prevista para março, onde a comunidade poderá apreciar, gratuitamente, música, teatro, cinema e artes de um modo geral, em um prédio histórico que faz parte da história política de Vitória da Conquista. A outra novidade é o concurso da Câmara, que abrirá vagas para o setor administrativo, serviços gerais, motoristas, portaria, jornalismo, entre outras. “Essas vagas serão de extrema importância no que se refere às funções hoje ocupadas por contratos, algo que se encerrará no legislativo conquistense”.
Em termos legislativos, a Casa promete debates sobre temas diversos, além do retorno das sessões itinerantes, principalmente na zona rural, para facilitar o acesso e a participação popular. “Será um ano de muitas atividades”, conclui.