06/12/2013 11:20:00
O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) falou na sessão desta sexta-feira (6) sobre o edital publicado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior/Seres, e a pré-seleção dos municípios baianos selecionados para implantação de cursos de Medicina em instituições privadas, contemplando Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro. Informou que, mesmo Vitória da Conquista não cumprindo todos os requisitos solicitados no edital, entende que a prefeitura pode intervir, dentro do Recurso Jurídico Administrativo, para viabilizar a avaliação do município na segunda fase.
Na segunda etapa os municípios receberão visitas in loco de comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. No Edital foram estabelecidas três etapas de caráter eliminatório para a pré-seleção dos municípios.
Para o vereador, o município deve lutar para garantir que Conquista participe da segunda etapa, pois entende que mais um curso de Medicina em Vitória da Conquista trará muitos benefícios, como “o aumento pesquisa, além da dinamização econômica e financeira para cidade”.
Sobre o atraso do pagamento dos funcionários terceirizados vinculados ao Governo do Estado, disse que, apesar de fazer parte da base do Governo, não concorda com a prática, e que já que “há a comprovação de que os recursos foram repassados, cabe ao Governo agir de forma mais enérgica garantindo o pagamento aos terceirizados”.
O parlamentar também lamentou a morte do ex-presidente do país Nelson Mandela, símbolo de combate ao regime de segregação racial conhecido como apartheid, que foi oficializado em 1948 na África do Sul e negava aos negros direitos políticos, sociais e econômicos. “Mandela ajudou a mudar a história recente”, disse.
Por Camilla Aguiar