Imagem Vereadores debatem reformulação do Plano Diretor Urbano

Vereadores debatem reformulação do Plano Diretor Urbano

Arquivo

28/11/2013 22:40:00


A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista debateu em audiência pública a reformulação do Plano Diretor Urbano na noite desta quinta-feira (28). Os vereadores levantaram pontos que consideram importantes e que necessitam de uma análise mais detalhada para proposição de novos rumos dentro do Plano.

O vereador Arlindo Rebouças (PROS) destacou que “uma cidade sem vetor de crescimento é um inchaço, pois crescimento tem que estar ligado à mobilidade urbana”.  Afirmou ainda que “a cidade não pode crescer de qualquer jeito”, afirmou. O parlamentar apontou diversas questões que considera carentes de uma ação mais efetiva, que devem ser previstas no novo PDU.

“Os conjuntos habitacionais não crescem pensando no morador. É uma irresponsabilidade. São 40 mil novas casas sem creche, sem posto de saúde, escolas e comércio. Onde temos que construir escolas, como vamos projetar a segurança da cidade? Estão acabando com nossas áreas verdes. Com apenas uma casa, a prefeitura pavimentou a rua na Serra”, apontou o parlamentar.

Para o vereador não existe um planejamento adequado das casas do Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida. E no que se refere as responsabilidades municipais, afirmou que Conquista não tem um projeto de drenagem e disse que os R$ 100 mil destinados para tal fim são insuficientes. Sobre a mobilidade urbana, Arlindo disse que está acontecendo um esvaziamento do comércio central da cidade. “O comércio se espalha para periferia, pois não tem planejamento. E nenhuma cidade melhora a mobilidade urbana sem um transporte coletivo de qualidade”, afirmou, questionando sobre a construção de grandes avenidas na cidade.

O vereador Nelson de Vivi (PCdoB) afirmou que o Governo Federal tem que rever o valor da construção das casas da zona rural, contempladas no programa de habitação rural. Sobre a reformulação do Plano Diretor, disse que o debate deve envolver toda sociedade. “Entendemos que a discussão tem que ser participativa e ampla. Que façamos o Plano pensando em longo prazo, pensando em todas as áreas, pensando em nossa cidade com grande desenvolvimento”.

Em sua fala o vereador Edjalme Rosa/Bibia (PSDB) destacou a falta de planejamento e a liberação de construção de casa na Serra do Peri Peri, afirmando que “nenhum Plano contemplou acabar com o canal que passa pela Serra”, referindo-se ao canal de escoamento de água pluvial que passa por vários bairros que ficam na parte alta da cidade. “Precisamos unir representantes dos bairros e os técnicos para preservarmos a Serra, pensamos na melhoria da cidade”.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) levantou inúmeras questões que considera importantes dentro do planejamento do novo Plano, como a organização da numeração de identificação das residências e estabelecimentos comerciais; a liberação das escrituras das casas de alguns bairros da cidade; melhoria no esgotamento sanitário do bairro Alto Maron, principalmente na parte alta; a construção de Galpões para comercialização dos produtos das feiras livres dos bairros com uma estrutura adequada; além da solução para o problema de escassez de água na cidade, que, para o vereador depende do Governo do Estado.

O parlamentar disse ainda que discorda do novo local escolhido para construção do novo aeroporto e que enviou para  o prefeito e para o governador uma planta para construção do novo aeroporto que pertencia ao ex-prefeito da cidade, Pedral Sampaio. “A melhor localização seria na área de José Gonçalves. Conquista merece um aeroporto digno”, afirmou.

Já o vereador Ademir Abreu (PT) ressaltou que, “mesmo com toda precariedade, os programas de habitação popular, tem uma importância significativa, pois estão minimizando os 10 milhões no déficit habitacional no Brasil”. Disse ainda que é preciso dar mais qualidade de vida, criando estrutura para que o homem do campo tenha condição de viver com mais comodidade, evitando o êxodo rural. “Nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas”.

Outro ponto levantado pelo parlamentar foi a mobilidade urbana, considerada pelo vereador como ponto central para resolução de vários problemas identificados hoje em Conquista. Disse que é importante descentralizar alguns serviços como os hospitais e feiras livres, oferecendo estrutura de funcionamentos nos bairros, retirando a feira livre, hospitais e clínicas do centro da cidade.

O vereador Hermínio Oliveira (SDD) disse que até 1990 foram liberados na cidade loteamentos sem nenhuma infraestrutura, o que gerou custos e demanda para as gestões posteriores. E sugeriu convidar a população para debater o problema de mobilidade urbana, procurando descentralizar alguns serviços, trazendo uma fluidez do trânsito.
 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30