22/11/2013 11:00:00
Na manhã desta sexta-feira (22) o professor Alex Silva Costa utilizou o espaço da Tribuna Livre para fazer uma denúncia sobre "a realidade das aulas de educação física nas escolas estaduais de Vitória da Conquista". O denunciante afirmou que no Centro Integrado Navarro de Brito/CIENB e outras escolas estaduais do município “as aulas de educação física estão sendo ministradas por professores de diversas disciplinas, "que fazem o que querem", sem qualificação alguma. Para o professor, a atitude é um desrespeito aos alunos, seus familiares e aos profissionais de educação física devidamente habilitados e capacitados para exercer a profissão "e, acima de tudo, um desrespeito a lei”.
O professor afirmou ainda que tais fatos acontecem com a conivência das coordenadoras de educação física e do diretor da Direc 20, Ricardo Costa. Na ocasião também foi lida uma carta endereçada à instituição no início deste ano relatando o ocorrido, informando que no CIENB os alunos são cerceados do seu direito de praticar esportes para favorecer professores de outras disciplinas.
“No Centro integrado é omitida a real demanda, para servir de barganha de cargos na instituição. O esporte é renegado e está sendo retirada da grade curricular da escola”, afirmou Alex, questionando a omissão dos coordenadores da Direc 20. “Conquista já é pobre de políticas públicas de lazer para os jovens e nas escolas a realidade do esporte ainda é lamentável”.
O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) apoiou a causa apresentada pelo professor Alex e disse entender que a prioridade coletiva está além dos interesses individuais, e se colocou à disposição para cobrar uma imediata resolutividade da questão.
Representando a Bancada de Oposição, o vereador Arlindo Rebouças (PMN) relembrou sua época como aluno do CIENB, afirmando que o grande problema é a falta de incentivo em políticas públicas para a juventude. “Quando não se constrói áreas de lazer comete-se um crime contra a juventude”, afirmou, destacando a falta de incentivo do poder público na área esportiva.
Disse ainda que a Lei 12.527/2011 obriga qualquer órgão público a dar informação dentro do prazo de 15 dias, colocando a assessoria jurídica da bancada para averiguar melhor esta questão. “Parabéns pela sua coragem e esforço. O Brasil só vai melhorar com atitudes como está”, afirmou.