31/10/2013 22:20:00
A noite desta quinta-feira (31) foi dedicada à família na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Com o tema “Famílias: abram os olhos para os desafios do século XXI”, a audiência pública requerida pelo Bloco Parlamentar composto pelos vereadores Andreson Ribeiro (PCdoB), Nelson de Vivi (PCdoB), Joaquim Libarino (PCdoB), Hermínio Oliveira (SDD) e Sidney Oliveira (PRB), comemorou o Dia do Movimento Familiar Cristão/MFC. Em 2009, a Câmara aprovou a Lei 1.665/2009 que institui o dia 29 de outubro como o Dia Municipal do Movimento Familiar Cristão.
O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) disse que a audiência celebra um dia especial para os emifecista, resgatando a importância do movimento que fomenta princípios de humanidade, ajudando na educação de forma ampla, de valores, contribuindo para um mundo mais fraterno, humano e igual.
Eduardo Moraes, coordenador de Cidade, fez uma reflexão sobre a fundação do movimento e solicitou que a Câmara apresente Projetos de Lei que valorizem e protejam as famílias. Sobre o MFC, Eduardo afirmou que é uma instituição em constante trabalho. “O MFC não é um corpo inerte, congrega famílias e tem a base em cristo. É um movimento profético”.
Fez ainda um relato sobre a origem do movimento, além dos vários trabalhos sociais que realiza, as ações são voltadas para as famílias carentes da cidade procurando minimizar uma realidade que considera cruel.
José Hildo, representante da Coordenação do MFC, destacou o trabalho desenvolvido na proteção da célula social – família, base da sociedade. Disse ainda que são mais de 50 grupos que atendem famílias carentes em todos os bairros e também na zona rural, trabalhando na construção de um mundo mais justo e humanitário, procurando responder os desafios que o mundo apresenta. Ressaltou também que os emifecistas estão alegres pelo dia de festa para o movimento. “Nos sentimos participantes das mudanças para construção do reino de Deus”.
Representando a Arquidiocese de Vitória da Conquista, o Diácono José Antônio afirmou que o movimento o educou e o formou para o serviço, ajudando a olhar o mundo pela perspectiva cristã. “Sou filho deste movimento”, disse. Fez uma referência ao discurso do Papa Francisco, que enalteceu a experiência como fator que deve ser valorizado pelas sociedades de todo mundo, e solicitou à Câmara que seja criada uma Lei de incentivo fiscal para a contratação de jovens e idosos nas empresas instaladas em Vitória da Conquista. Outra sugestão foi entregar um selo comemorativo premiando as empresas que aderirem este incentivo.
Representante da Pastoral Familiar, Iris Prado, disse que quando a família se reuni tem forças para sanar os problemas apresentados pela realidade que a sociedade vive. Destacou ainda que é preciso que os poderes reconheçam a importância do movimento. “É preciso voltar para o aspecto social, uma área carente da nossa sociedade”, afirmou.
Pe. Edilberto Amorim, que representou o Arcebispo Dom Luis Pepeu e é o diretor espiritual do MFC local, falou sobre a alegria do movimento em comemorar 45 anos de trabalhado na evangelização da família. “Hoje é um dia ímpar para os cristãos”, disse. Fez um apelo para que a sociedade trabalhe para preservar a família. “A família não pode perder a sua hegemonia”. O padre destacou a necessidade urgente da sociedade enxergar o “rosto sofrido de Jesus Cristo” na massa que está marginalizada.
Isabel Góes, uma das fundadoras do MFC, chamou atenção para a necessidade de dedicar tempo para as causas religiosas e sociais. Disse ainda que as lutas vivenciadas nos 45 anos de MFC fortaleceram os cristãos que participam da entidade. “O importante é dizer sim para Deus”, afirmou, ressaltando a importância de estar disponível para fazer a obra de Deus na sociedade que está inserido. “O objetivo do MFC vai morar comigo até quando Deus me chamar. Somos formadores de pessoas, educadores da fé e promotores do desenvolvimento. É assim que eu sirvo a Deus”.
Também membro fundador do movimento, Cícero Amorim disse que a partir da participação ativa no movimento, conheceu melhor o que é andar com Deus e aprendeu mais sobre a Bíblia. “Me sinto feliz em fazer parte deste movimento cristão”.
Vereadores destacam importância do Movimento Familiar Cristão
O vereador Professor Cori (PT) parabenizou a iniciativa do Bloco Parlamentar em homenagear o MFC e destacou o que considera pilares de formação na vida: a escola, a religião e a família. “Um dos grandes desafios do século XXI é combater os problemas que deformam a sociedade e o ser humano. É preciso mostrar à sociedade que homem e mulher devem crescer juntos, em família. Temos que fortalecer os grupos familiares, plantando as sementes do amor e da solidariedade”, afirmou.
O vereador Nelson de Vivi (PCdoB) disse que os governos já se deram conta da problemática da escravidão do consumo, daí a importância do movimento que vem ajudar no fortalecimento da família fincada no exercício da Palavra de Deus. “O Governo não teria condição de lidar com toda esta problemática sem o auxilio de entidades como o MFC”.
O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT) disse que o MFC é um presente para sociedade e destacou que a Câmara tem pautado a importância do movimento para a sociedade. Parabenizou ainda o Bloco Parlamentar PCdoB, PRB e SDD pela iniciativa de celebrar os 45 anos do MFC.