29/10/2013 23:20:00
A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista celebrou na noite desta terça-feira (29), audiência pública para comemorar o aniversário das Filhas de Jó e a sanção do Dia Municipal das Filhas de Jó. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Arlindo Rebouças (PROS), que destacou a Lei que Institui o Dia Municipal das Filhas de Jó, 20 de outubro, e o empenho de toda Câmara para que este reconhecimento se tornasse realidade. “O que estamos fazendo é reconhecer o trabalho das Filhas de Jó na sociedade”.
A noite foi repleta de homenagens e discursos que enalteceram a grande contribuição que a ordem tem dado à sociedade, trabalhando características nobres na formação do caráter dos jovens conquistenses.
O Guardião Associado Jurisdicional da Bahia, Ricardo Matheus, agradeceu a honraria de instituir o Dia das Filhas de Jó, motivo de orgulho para a ordem, que trabalha para melhorar a vida da juventude, ajudando mulheres que buscam a justiça e a perfeição diante da sociedade. “Estamos fazendo um grande trabalho com estes jovens”.
Poliana Caires, Miss Filha de Jó Jurisdicional da Bahia, explicou que tal grau dentro da ordem é obtido mediante avaliações escritas e orais e aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da ordem durante os exames admicionais. Disse ainda que a ordem trabalha e exalta os características positivas que devem fazer parte da vida da juventude.
O Eminente Grão Mestra da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, Arlindo Alves Pereira Neto, disse que a ordem trabalha a disciplina aplicada de forma integral na vida de cada Filha de Jó, tendo a boa vontade como característica do agir. “As três coisas essencial para uma Filha de Jó são - disciplina, disciplina e disciplina. É isso que esperamos de cada jovem”, disse.
A Honorável Rainha do Bethel Conquistense, Allana Borba, destacou como grande encanto da ordem, a compreensão de ir além das paredes e ser reconhecidas na sociedade como jovens que fazem a diferença. Disse ainda que os atos ensinados se tornam prática comum entre as Filhas de Jó. “Em quase 20 anos, conquistamos o nosso dia municipal. Que possamos trabalhar diariamente por uma causa justa”, ressaltou.
Clarindo Lacerda Brito, Venerável Mestre da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, afirmou que a instituição do Dia Municipal das Filhas de Jó é um reconhecimento da sociedade à ordem e aos preceitos pregados e praticados pelas jovens.
A Guardiã Jurisdicional da Bahia, Daniela Nascimento, afirmou que ter o nome da ordem reconhecido pela sociedade é motivo de alegria e orgulho. A ordem trabalha com a formação de caráter, fazendo com que todos os ensinamentos passados pelas famílias sejam muito bem complementados. “Uma oportunidade única, onde somos escolhidas. Que honra! Mais feliz é quem sabe aproveitar esta oportunidade”, destacando que a ordem a princípio é silenciosa, hoje mostra sua voz e diz que está presente para fazer uma sociedade melhor.
O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT) destacou que pela Câmara tramitam leis e projetos que beneficiam a comunidade e que a Lei do Dia Municipal das Filhas de Jó foi aprovada por unanimidade e hoje é uma realidade. “Esta Lei tem um significado importante para sociedade”, afirmou, enalteceu o trabalho que é feito pela ordem na construção do caráter, aplicando a disciplina na vida de jovens.
Durante a audiência foram homenageados Yolanda Montese, Primeira Guardiã do Bethel Conquistense; Joaldo das Neves; Nélia Pereira Rios, do Bethel Conquistense; Maria do Carmo, da Casa do Amor; José Absolon, Demoley do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul, além do vereador Arlindo Rebouças.