10/10/2013 20:00:00
Na tarde desta quinta-feira, 10, a Câmara de Vereadores realizou audiência pública para discutir a mandiocultura na região. Durante os debates os vereadores manifestaram apoio aos pequenos agricultores, que têm sofrido com a queda na produção da mandioca. A audiência foi uma iniciativa do vereador Julio Honorato (PT).
Segundo o vereador Arlindo Rebouças (PMN), discutir a mandioca é discutir a zona rural. O parlamentar comentou que atualmente quem sustenta a zona rural são os aposentados, e não as plantações, pois os jovens não podem mais trabalhar por conta da legislação rigorosa. Para Arlindo Rebouças, outros problemas enfrentados pelos agricultores são a oscilação do preço e a falta de mão de obra.
Ainda em sua fala sugeriu que a secretaria de Agricultura passe a demanda das obras nas estradas para a Secretaria de Infraestrutura Urbana , e se preocupe mais com aguadas e projetos para melhorar a vida dos moradores zona rural. Arlindo Rebouças disse também que é contra a fábrica de fécula, porque não há mandioca suficiente para abastecer as fecularias. “O projeto inicial foi bonito, mas a mandioca não apareceu. Não tem semente, não tem diversidade de plantio. Hoje infelizmente Conquista não tem mandioca necessária para produzir”.
O vereador Luciano Gomes (PR) disse que está na hora de buscar soluções para o problema, e parabenizou a iniciativa da audiência. “Confesso que esse foi um dos maiores debates que participei nos últimos tempos”, elogiou, sem deixar de reconhecer os outros temas. O parlamentar falou que o município tem grandes desafios, e comentou que atualmente os jovens não abraçam as profissões do seus antepassados, o que se torna um problema especialmente na agricultura. “Precisamos incentivar os jovens, precisamos saber o que fazer para incentivar as pessoas a voltarem a plantar. Sabemos que muito tem sido feito, mas até agora nada deu certo”, disse, pedindo incentivos dos governos.
A vereadora Irma Lemos (PTB) disse que a preocupação com a mandiocultura é de todos os vereadores, e também do prefeito. “Sabemos que hoje plantar mandioca ficou mais difícil, porque o homem da terra acha que para ter um plantio bom tem que queimar terra”. A parlamentar comentou sobre o desenvolvimento dos jovens da zona rural, e lembrou que atualmente boa parte deles está dentro das universidades, o que diminui a mão de obra. “Os governantes têm que dar terra e condições para os agricultores trabalharem, porque senão vamos ter terra, mas não vamos ter o que comprar”.
O vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou a iniciativa da audiência e comentou que atualmente as pessoas saem da zona rural com a ilusão de que a zona urbana vai oferecer uma vida melhor. O parlamentar pediu que o governo invista mais e que resolva o problema da falta de água na zona rural, o que segundo ele vai beneficiar a produção da mandioca e os produtores. “Precisamos de mais investimentos em assistência técnica e nos órgãos que cuidam dos trabalhadores da zona rural, bem como de mais união dos trabalhadores para cobrar do Governo”.
O vereador Professor Cori elogiou o tema da audiência e disse que o papel do Legislativo é promover debates que beneficiem a população. Segundo o parlamentar é preciso agregar valor à mandioca. “Se a mandioca fosse um produto dos Estados Unidos ia ser conhecida e ter preço, mas como o cerne não é estadunidense, a gente não agrega valor ao produto. Está faltando planejamento, e as entidades presentes, bem como os vereadores podem reorientar essa política”.
Professor Cori também comentou que antes o problema da zona rural era a falta de assistência em áreas como saúde, educação, e infraestrutura, e atualmente têm um cenário diferente. Segundo o vereador, mesmo com investimentos no campo, a população tem diminuído em Vitória da Conquista. Para ele, há que se discutir o contexto em que está inserido as famílias da zona rural. “Se a gente não desenvolve técnicas de produção, manejo de solo, políticas de instrução aos agricultores não adianta”, disse, lembrando que deve ser feita uma política de conscientização do homem do campo.
O vereador de Cândido Sales, Alexandre Carvalho, elogiou o vereador Julio Honorato pela audiência e falou que o debate é muito importante na busca por alternativas para solucionar os problemas dos mandiocultores.