10/10/2013 11:55:00
Na manhã desta quinta-feira (10), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou audiência pública para discutir a situação e manutenção das praças públicas e quadras poliesportivas de Vitória da Conquista, além de debater políticas públicas voltadas para a arborização do município. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB).
O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) explicou a iniciativa da audiência, justificando que a população tem clamado por melhorias em praças e quadras poliesportivas, importantes equipamentos de lazer para os conquistenses. Segundo o parlamentar, ainda há morosidade no conserto e na manutenção de praças, e, por isso, o tema deve ser discutido para que as pessoas que utilizam os espaços não sejam prejudicadas.
Outro tema destacado por Andreson Ribeiro foi a arborização do município, que, segundo ele, deve aumentar cada vez mais, porque propicia maior qualidade de vida aos cidadãos. Ainda em sua fala o parlamentar lembrou o Projeto Adote uma Praça, que consiste na adoção de praças por parte da iniciativa privada, e disse que a audiência é uma oportunidade para que empresas e a Administração Municipal possam dialogar.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL, Marcos Alberto Oliveira, falou que a CDL tem interesse em adotar a Praça Vitor Brito desde o surgimento do Projeto Adote uma Praça, mas que o espaço para publicidade é muito pequeno, e inviabiliza a adoção, pois o investimento mensal para a manutenção é muito alto. Segundo o presidente da CDL, a instituição tem muitos projetos para a praça, que podem beneficiar a sociedade, mas a contrapartida tem que ser satisfatória.
A coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia/SEDUR, Lady Seixas, parabenizou o vereador Andreson Ribeiro pela realização da audiência, e disse que a secretaria está à disposição para cooperar com as ações necessárias para a resolução das questões expostas pelo parlamentar, por meio de convênios.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Hudson Castro, destacou ações e investimentos da Administração Municipal e disse que o Governo tem desenvolvido ações pensando no futuro. Sobre o Projeto Adote uma Praça o secretário afirmou que a discussão é ampla, pois a preocupação da Prefeitura é que as praças sejam adotadas, mas não poluam o meio ambiente com publicidade. Hudson Castro também pediu que as pessoas sejam conscientes e cuidem da natureza, e lembrou da importância de projetos que orientam as crianças a nas escolas, para a formação de jovens conscientes, que preservam o meio ambiente. “Temos mais de 40 mil mudas preparadas para plantar em nossa cidade, mas não adianta plantar sem conscientizar. Já estamos começando esse trabalho na zona rural em alguns bairros da cidade. Se cada um procurar fazer o seu papel fica mais fácil”.
O secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Gildelson Felício, parabenizou a audiência que discutiu a situação das praças públicas e quadras poliesportivas de Conquista, e falou que a preocupação da Prefeitura em relação às Parcerias Público-Privadas (PPPs) é com a estética da cidade. 32Segundo o secretário, a Administração é aberta à parceria e considera importante, mas se preocupa com a poluição visual da cidade. “É preciso que tenhamos do ponto de vista estético esse cuidado para preservar a beleza da nossa cidade”, disse, ressaltando que a atual gestão é a que mais investe em infraestrutura esportiva e equipamentos de lazer, investimento que ultrapassa mais de 10 milhões de reais.
Ainda em sua fala Gildelson Felício anunciou que 13 quadras poliesportivas já foram licitadas e vão beneficiar escolas ao longo do próximo ano. No que diz respeito à manutenção das praças o secretário falou que é uma cobrança constante da população, e que a Administração tem realizado o serviço, mas destacou que os moradores precisam preservar os equipamentos de lazer. O secretário também falou sobre a preocupação do Governo de descentralizar os equipamentos, dando atenção para bairros localizados em diversas áreas da cidade.
O coordenador-executivo de Projetos da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 /Secopa, Marcos Andrade, ressaltou que o esporte hoje não é mais reduzido apenas a prática esportiva, mais engloba questões de saúde e educação e é preciso ter espaços que incentivem o esporte e a convivência, com ações que envolvam a comunidade. “Tem que construir espaços de convivência e trabalhar para que a comunidade tome posse e opere estes equipamentos”. Citou como exemplo de incentivo à comunidade, o evento de inauguração da Praça da Juventude, que estimulou a população a ir à praça.
Disse ainda que a Copa não é uma ação da FIFA apenas, mas um aprofundamento de políticas públicas e uma oportunidade de se apropriar de ações que beneficiam a população. Informou que a Secopa vai disponibilizar cursos de qualificação de atendimento, além do projeto Copa na Escola, que desenvolve ações socioeducativas, e o projeto Arena Multiesportes que proporciona o acesso das pessoas à cultura, informação, esporte e lazer, movimentando a comunidade e transformando a praça em um espaço vivo, com movimentação de gente.
Afirmou que Vitória da Conquista já comporta uma Secretaria de Esporte e Lazer. “O esporte tem que ser visto como gerador de oportunidades. A Secretaria de Esporte e Lazer teria a missão de potencializar o esporte e captar recursos para cidade. O Ministério dos Esportes tem recursos, mas faltam ações para aplicar este dinheiro”, disse.