07/10/2013 21:15:00
Na noite desta segunda-feira (7), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou audiência pública para discutir os problemas do Bairro Lagoa das Flores. Durante a audiência foram tratados temas relacionados ao escoamento das ruas, esgotamento sanitário, iluminação pública, deficiências no transporte coletivo, entre outros.
O autor do requerimento que originou a audiência, vereador Adinilson Pereira (PSB), explicou a importância da discussão. “Como representante da nossa cidade nesta Casa é uma grande satisfação realizar esta audiência, debatendo assuntos tão importantes para os moradores. Sabemos que o prefeito Guilherme Menezes dá atenção ao local, mas ainda há muito a ser feito”, disse, lembrando que áreas como saúde, segurança pública e infraestrutura urbana ainda precisam melhorar.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Hudson Castro, elogiou a audiência. “Ficamos preocupados com a Lagoa das Flores pela importância do bairro para nossa cidade, por isso temos que estar atentos às questões relacionadas ao meio ambiente. Já temos muitos projetos para o local e com certeza vocês serão beneficiados com essas ações. Estaremos à disposição para fazer o que for necessário para melhorar a qualidade de vida da população”, falou, elogiando a participação dos moradores do Lagoa das Flores durante o debate.
O engenheiro Alexandre Pedral, representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia/Crea, disse que iniciativas para debater os problemas da população são muito importantes, e explicou que a contribuição do Crea está relacionada à via de acesso do bairro Lagoa das Flores. O engenheiro ainda explicou que o papel do CREA é fiscalizar os profissionais de engenharia e contribuir nos debates com ideias, além de ouvir as necessidades dos moradores para verificar o que pode ser feito pelo órgão para melhorar a qualidade de vida da população.
A engenheira Nelma Moraes, representante da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, destacou a importância do Bairro Lagoa das Flores e lembrou que muitas casas construídas no local foram feitas sem planejamento; disse que, ainda assim, os problemas de drenagem e escoamento vêm sendo estudados pela Administração Municipal, para que sejam solucionados da melhor forma possível. “Estamos à disposição para tratar das principais questões do bairro”.
O coordenador de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Herling Santos, explicou o trabalho realizado pela secretaria e se colocou à disposição para ouvir as demandas dos moradores. “Estamos aqui para ouvir a comunidade e levar as indicações e sugestões para a Administração Municipal”. Esclareceu, ainda, que as leis de trânsito não foram regidos por ele ou pelo Município, e são essas leis que tratam da questão do transporte, explicando que é dever legal do Simtrans fiscalizar esse serviço em todo o município.
O representante do transporte alternativo e dos moradores do Bairro Lagoa das Flores, Márcio Rogério, defendeu a importância do transporte complementar para a população do bairro, e disse que a cooperativa que defende os profissionais que conduzem os veículos alternativos tem lutado para que o transporte alternativo seja regularizado. Márcio Rogério também criticou o transporte coletivo e apresentou as dificuldades enfrentadas pelos usuários desse serviço, reforçando a necessidade de transporte de qualidade no local.
O tenente Azevedo, representante da 77ª CIPM, parabenizou a iniciativa da audiência, e mostrou que embora existam dificuldades, a PM está sempre à disposição da sociedade. O representante do Conselho Local de Saúde, Tiago Pinheiro, ressaltou a importância do Conselho, e disse que muitas conquistas já foram obtidas, embora ainda exista muito a ser feito. Ele lembrou ainda que mais de 9 mil pessoas são atendidas por uma única equipe de Saúde da Família, reforçando que a comunidade do bairro tem lutado para que esse número aumente.
Os moradores do Lagoa das Flores também utilizaram a tribuna para apresentar as demandas e as principais dificuldades dos moradores do local.