11/09/2013 14:25:00
Na sessão desta quarta-feira (11) o vereador Júlio Honorato (PT) repudiou a ação do subsecretário de Secretaria de Segurança Pública, Ari Pereira, que atirou e comandou uma ação truculenta contra manifestantes do Movimento Sem Terra/MST que ocupavam a área externa da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária/Incra, no Centro Administrativo da Bahia/CAB, em Salvador.
O parlamentar afirmou que, em plena democracia, onde é assegurado o direito à liberdade, situação como esta é inaceitável. Disse que o Governo tem que intervir, pois, “um homem despreparado como o subsecretário não pode exercer a função”. Dos 1000 manifestantes que estão em Salvador, 250 pessoas são de Vitória da Conquista.
O vereador destacou ainda a pauta de reivindicações defendida pelo movimento, em Salvador, em especial o pedido de condenação dos acusados da morte do agricultor Fábio Santos, em Iguaí, em abril deste ano, caso ainda sem resolução. Além disso, pautou a reforma agrária, pois, segundo o vereador, a Bahia vive um dos piores momentos de sua história, já que há mais de um ano não há desapropriação de terras no Estado, e falou também sobre “um sequestro dos recursos” para infraestrutura de áreas de assentamento, pois não existem sequer indícios de onde está o dinheiro.
Por Camilla Aguiar