11/09/2013 14:05:00
Em sua fala na sessão desta quarta-feira (11), o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) falou sobre os pontos levantados pela oposição sobre a situação dos Postos de Saúde, onde foi constatada a falta de copos descartáveis em algumas unidades. Disse que a reposição de material é um ato administrativo da unidade de saúde, e que tal fato não pode macular o sistema de saúde local.
Disse ainda que a tentativa de desqualificar o Programa Mais Médico, do Governo Federal, serve apenas para criminalizar a atenção básica, já que o cuidado com a saúde está na atenção básica. “Tentar criminalizar o sistema de saúde é, no mínimo, uma irresponsabilidade com a saúde pública. Graças ao SUS a população tem atendimento médico”.
O parlamentar defendeu ainda que é preciso avaliar os planos particulares de saúde, que também estabelecem prazos para atendimento. Sobre a informação de extinção dos exames de próstata, afirmou que tais procedimentos estão sendo feitos, mas que as cirurgias não são realizadas por falta de profissionais.
“Defendemos que a atenção básica, na Unidade de Saúde da Família, tenha um atendimento adequado para desafogar os postos de saúde. Não podemos dizer que a saúde pública não funciona porque a gestão pública não quer. Temos que defender que a população deve ter direito ao serviço de saúde. Existe determinação e vontade política para que isso aconteça, mas existe um entrave financeiro. A cidade precisa de todos nós”, disse.
Florisvaldo reconheceu que o serviço de saúde precisa de melhorias e disse que o governo tem feito um esforço contínuo para tornar essa demanda realidade. Segundo ele, pacientes de outros municípios tem sobrecarregado os Postos de Saúde, já que as cidades vizinhas “contam somente com um motorista e uma ambulância como sistema de saúde pública”.
O vereador afirmou que tem sido um crítico do sistema de saúde, apontando as melhorias necessárias para oferecer um serviço de qualidade aos pacientes. E que, por conta das críticas feitas, teve conhecimento que um médico prestou queixa contra ele, por se sentir ofendido com um comentário a respeito do atendimento prestado na unidade. “O médico faz parte do serviço de saúde, por isso é importante que estes profissionais estejam nas unidades de saúde da família”.
Por Camilla Aguiar