Imagem Reestruturação da EBDA é tema da tribuna livre

Reestruturação da EBDA é tema da tribuna livre

Arquivo

06/09/2013 10:20:00


Na manhã desta sexta-feira (6), o delegado sindical da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola/EBDA, João Pereira Gomes, utilizou a tribuna livre para falar sobre a necessidade de reestruturação da EBDA, que realiza o trabalho de produção de pesquisa agropecuária para o desenvolvimento da agricultura baiana, e presta assistência técnica aos pequenos agricultores, que não podem pagar pelo serviço.

Segundo o delegado sindical, a empresa pública vem passando por muitos problemas, e não tem conseguido executar os seus objetivos. Entre os pontos que têm dificultado a realização do trabalho da EBDA, João Pereira Gomes destacou a falta de estrutura e de manutenção dos veículos e dos prédios, os alugueis atrasados e a inadimplência da empresa. Ainda em sua fala comentou que embora existam muitos programas de assistência aos pequenos agricultores, muitas vezes as informações não chegam a eles, justificando a importância da EBDA. “Nosso trabalho é muito importante para o desenvolvimento do setor agrícola, principalmente para os agricultores familiares”, disse, pontuando também que a reestruturação da empresa foi uma promessa de campanha do Governo do Estado, e que no início da gestão algumas medidas foram tomadas nesse sentido, mas não houve continuidade no processo. Para ele, a Câmara de Vereadores pode ter um papel importante no encaminhamento e na resolução dos problemas.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN) sugeriu que seja realizada uma sessão mista para discutir a questão da EBDA. “Entendemos a importância da tecnologia na produção do campo e no combate à seca, só que muitos agricultores não sabem da importância”. O parlamentar comparou a situação ao problema dos funcionários terceirizados do Estado, que não recebem pagamento há meses, e lembrou a audiência que aconteceu na manhã de ontem (5) para discutir o tema.

Arlindo Rebouças destacou a importância da EBDA para os pequenos agricultores, e comentou que se a empresa atendesse os grandes agricultores certamente sobrariam recursos. O vereador falou que o órgão está sucateado, mas tem grande importância para a agricultura familiar, e não pode acabar.

O vereador Julio Honorato (PT) afirmou que a situação da EBDA é preocupante, e que a Câmara não pode e nem vai se calar, porque se trata de um serviço de excelência prestado aos pequenos agricultores. “Não podemos deixar que uma empresa tão importante acabe”. O parlamentar também alertou que a PEC 4330 não pode ser aprovada, alegando que é um verdadeiro estupro aos direitos dos trabalhadores terceirizados. Segundo ele a EBDA tem seguido para o mesmo caminho da terceirização. “O governo em vez de tentar obter mais eficiência no serviço tenta terceirizar. Isso não vai dar certo”.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30