03/09/2013 23:00:00
A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista comemorou na noite desta terça-feira (3), os 18 anos da Comunidade Aliança Anuncia-me com uma audiência pública que destacou o trabalho realizado pela instituição no acolhimento e assistência aos moradores de rua. A Comunidade conta também com um albergue, a Casa de Idosos Maria Mãe dos Pobres, onde abriga 14 internos.
O presidente da Casa e um dos autores do requerimento que originou a audiência, vereador Fernando Vasconcelos (PT), destacou o papel fundamental do casal José Dias e Julieta Dias, no trabalho desenvolvido pela instituição. “Este momento marca o trabalho social realizado pela instituição. É algo divino, que trabalha para transformar vidas, sem preconceito ou discriminação, acolhendo a todos. Esta noite é o reconhecimento da sociedade conquistense”, disse, ressaltando a necessidade de reflexão sobre a capacidade de se preocupar com o ser humano.
O vereador Professor Cori (PT), coautor do evento, destacou o Projeto como exemplo para toda sociedade. Disse também que é possível perceber “a presença de Jesus por meio da Comunidade, pois cuida das pessoas que são invisíveis à sociedade”. Para o vereador o maior patrimônio que o homem tem é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, como relata a Bíblia, enxergando as pessoas, excluídas pela sociedade. “A falta de oportunidade não pode se condição de exclusão. Nos aproximamos do que parece belo e nos distanciamos da realidade, a instituição quebra os paradigmas e tira a venda dos olhos oferecendo aos moradores uma oportunidade de mudança”.
Colaborador na Comunidade Anuncia-me, Cláudio Adriano da Silva, disse que o trabalho de amor e caridade é feito “em nome de Jesus”. “Entendemos que essas pessoas tem fome do amor de Deus. São pessoas que retomaram sua dignidade, e isso é o reconhecimento do trabalho da comunidade”. Falou também que além sanar as necessidades materiais, é oferecido também a “palavra de Deus”. “Louvamos e agradecemos a Deus pelas vidas que foram resgatadas”.
Ex-morador de rua, Gilmar Medeiros Dias, contou sua história de vida e a forma como chegou à instituição no final de 2007. Disse que estava debilitado pelas lutas da vida, quando foi informado do trabalho realizado pela Comunidade, e que veio caminhando de Itabuna a Itapetinga, chegando depois a Vitória da Conquista, sendo acolhido pela instituição. “Eu nasci para viver dentro de uma comunidade”, contou.
Representando o prefeito Guilherme Menezes, o Secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, disse que a instituição concretiza ações de acolhimento das pessoas que necessitam de apoio e atenção, sendo parceira da gestão pública municipal. “A comunidade é uma referência de boas notícias”. Disse ainda que o maior reconhecimento vem das pessoas que são atendidas pela comunidade, ressaltando que Vitória da Conquista tem o privilégio de ter ótimas instituições sociais.
O Pe. Gildeir da Silva Santos disse que a instituição tem feito “transparecer o amor de Deus”, no carinho, apoio e zelo pelas pessoas que procuram a comunidade. Disse ainda que todo trabalho realizado tem como orientação os princípios contidos na Bíblia, “expressando a vontade de Deus”. Colocou como grande problema nas relações interpessoais, a atribuição de valores, julgando o outro como inferior. “O problema é quando pensamos que nem todos podem ser levados em conta. Jesus mostra que seus valores sobre as pessoas não obedecem aos critérios impostos por esta sociedade excludente”.
O Diácono José Dias, presidente da Comunidade Anuncia-me, falou das várias formas que a comunidade procura ajudar como forma de nortear as pessoas que procuram a instituição. “A arte de cuidar e acolher o próximo é uma missão. Onde há vida, há uma missão”, disse. Agradeceu a acolhida e o reconhecimento da Câmara ao trabalho realizado pela Anuncia-me.
Vereadores ressaltam trabalho de assistência aos moradores de rua
Álvaro Pithon (DEM) destacou o trabalho da Anuncia-me no acolhimento das pessoas que precisam do atendimento psicológico e do amparo oferecido “pela palavra de Deus”, segundo o parlamentar, muito do que o alimento para o físico.
Falou também do trabalho realizado por Maria do Carmo, diretora da Casa do Amor, a quem comparou com a Irmã Dulce, pela importância do acolhimento oferecido àqueles que passam por um momento de sensibilidade. Destacou ainda o empenho do prefeito de Poções, Otto Magalhães, em colocar um funcionário à disposição da instituição.
Em sua fala o vereador Ademir Abreu (PT) chamou atenção para a importância de dar visibilidade a trabalhos realizados em favor do próximo. “Sei que o reconhecimento vocês já tem pelas pessoas que são atendidas na comunidade”.
O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) destacou a importância dos voluntários e colaboradores, pois trazem o diferencial para o trabalho realizado na instituição. “Os voluntários são as gotas de amor”. Disse também que o poder público não alcança a todos, e a assistência feita por instituições com trabalhos sociais viabilizam uma opção para as pessoas em situação vulnerável.