21/08/2013 09:35:00
Em seu discurso na tribuna da Câmara na sessão desta quarta-feira (21), o vereador professor Cori (PT) condenou a suspensão, que já dura mais de 30 dias, da venda do milho a preços subsidiados para os agricultores atingidos pela seca. “Nossos agricultores estão gritando, pedindo ajuda; já sofrem com o problema da seca no país”, afirmou, informando que o governo municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, alugou em junho um galpão da Cooperativa Mista Agropecuária dos Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia/Coopasub para estocagem do produto destinado a Vitória da Conquista.
“O governo municipal reuniu caminhões e caçambas de diversas secretarias para buscar a carga disponibilizada pela Conab em Jequié, mais de 300 toneladas para atendimento ao município”. Segundo o parlamentar, com aproximadamente um ano de implantação do programa, foram vendidas cerca de 2.500 toneladas de milho, totalizando 41 mil sacas vendidas a preços que variam entre 18 e 21 reais.
Em janeiro desse ano, lembrou o vereador, o prefeito Guilherme Menezes solicitou da superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento/Conab a inclusão de Vitória da Conquista no Plano Nacional de Armazenagem. Para ele, é imprescindível que a Câmara de Vereadores intervenha. “O objetivo é fazer com que o município seja contemplado com uma unidade física dessa companhia, tornando-se polo permanente de venda para os agricultores subsidiados”.
O vereador conclamou os colegas a assinarem em conjunto um documento solicitando providências urgentes dos governos estadual e federal. “Mesmo que o agricultor tenha seu cadastro atualizado e com boleto em mãos, ele não está recebendo o milho porque está em falta. Enquanto a produção do milho está batendo recordes, sem espaço inclusive para armazenar. Então é necessário que os governos federal e estadual adotem providências”.
Por Flávia Rezende