Imagem Vereadores discutem importância da Assistência Social no município

Vereadores discutem importância da Assistência Social no município

Arquivo

02/08/2013 11:30:00


Na sessão especial desta sexta-feira (2), o vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou a iniciativa do debate sobre o tema e se mostrou satisfeito por viver em uma cidade onde a assistência social é uma política efetiva. “Podemos ver como o IDH aumentou no país nos últimos 10 anos. A gente sabe que essas políticas públicas são essenciais à transformação social no Brasil. Quando você inclui as pessoas dentro da sociedade há uma transformação positiva”, afirmou, deixando claro que são necessários ainda mais incentivos para que essas causas sejam abraçadas e que possam contribuir para a transformação do país.

O vereador Arlindo Rebouças (PMN) afirmou que o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, apresentou informações equivocadas quando disse que o Creas POP só existe em Conquista. “É um equívoco muito grande porque existe no Brasil todo. Eu não tenho nada contra o secretário, mas eu acho que toda secretaria deveria ter um técnico como secretário, a nomeação pode até ser política, mas tem que ser um técnico”.

O parlamentar pediu que o nome do SUAS fosse trocado para “NOSSA”, porque o SUAS faz parecer que a responsabilidade é do povo, quando na verdade é do governo. Segundo ele, a intenção de unificar as assistências sociais é muito bonita, mas depois vão tirando os recursos e não sobra mais nada. Ainda em sua fala, Arlindo Rebouças falou sobre as pessoas que ficam nas ruas todos os dias, sem atenção do governo. “Como isso está crescendo! E aí, vamos deixar matar alguém? Fiquei sabendo que temos uma demanda reprimida de mais de mil no Creas, não sei se é verdade. O vereador também criticou as conferências municipais, e reclamou que muitas vezes os participantes perdem o verdadeiro foco. “Eu deixei até de participar, porque a armação é tão grande! Não é necessário fazer conferência”.

O líder do Bloco Parlamentar, Nelson de Vivi, afirmou que a sociedade contemporânea vive dias muito complexos. O parlamentar destacou o problema das drogas, os problemas com crianças e adolescentes e ressaltou o trabalho dos assistentes sociais, afirmando que as políticas de assistência social se fazem necessárias no enfrentamento dessas questões.

Nelson de Vivi afirmou ainda que o Bloco Parlamentar está à disposição para encontrar caminhos e medidas para garantir recursos voltados para políticas públicas. “Vemos com bons olhos as políticas já aplicadas no município, mas acreditamos que a demanda é ainda maior. Precisamos de mais empenho e vamos caminhas juntos nessa luta”. O vereador elogiou a Conferência de Assistência Social que vai acontecer nos próximos dias.

O vereador Ricardo Babão (PSL), elogiou a atuação do secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, e afirmou que falar sobre assistência social é fácil, porque a população conquistense tem conhecimento sobre o empenho do Governo Municipal nas ações voltadas para o tema. “Sabemos também do empenho dos assistentes sociais, que estão de parabéns. Tenho certeza da importância destes para a melhoria da qualidade de vida dos conquistenses”. O parlamentar ainda lembrou a audiência pública de sua autoria que homenageou os assistentes sociais. “Sabemos que Vitória da Conquista vem se desenvolvendo muito, mas ainda é preciso fazer muito mais em todas as áreas. Sei que teremos muitos avanços porque contamos com um governo extremamente compromissado com o povo”.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) disse que a ação da secretaria depende de vários atores que trabalham para uma gestão eficiente da política de assistência social. O parlamentar solicitou ainda empenho da Secretaria para que a sede do Alto da Conquista seja viabilizada.

O vereador Professor Cori (PT) destacou que sempre se buscou construir todas as competências federais para que os municípios pudessem implantar redes de atenção social nas questões básicas e no atendimento especializado, oferecendo um atendimento completo. Falou da importância de se criar condições para o profissional que trabalha de forma direta com situações de vulnerabilidade. “Que a gente discuta a política do ponto de vista das políticas públicas, mas que possamos discutir o profissionalismo desta área”, afirmou.

Em sua fala o vereador Edjaime Rosa/Bibia (PSDB) destacou o trabalho desenvolvido pela prefeitura na implementação de políticas públicas que atendem principalmente, crianças e idosos. Falou também sobre a falta de divulgação de um benefício importante para os idosos – o amparo social ao idoso, que possui 65 anos de idade ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente. Um benefício assistencial, previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), que não requer contribuição.

O vereador Júlio Honorato (PT) disse que através do trabalho de assistência social que os problemas sociais são identificados, além de auxiliar no desenvolvimento econômico e social de todo país. Falou ainda que a Conferência vai auxiliar na percepção das necessidades de ampliação dos serviços oferecidos. Chamou atenção para a necessidade de ampliação do CREAS Rural, que tem acumulado as funções do CRAS, apontando para a urgência de criação do CRAS Rural.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30