05/06/2013 11:10:00
Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (4), o vereador Ademir Abreu (PT) defendeu a criação de um plano de cargos e salários para profissionais médicos bem como a melhoria da gestão de saúde no Brasil, inclusive para ampliar a atenção primária. O parlamentar esclareceu que a ideia do Ministério da Saúde de trazer médicos cubanos para o Brasil decorre da ausência desses profissionais nas regiões periféricas, afirmando que esta falta está diretamente à insegurança trabalhista dos mesmos.
O parlamentar mostrou que, diferentemente de juízes, que têm planos de carreira, os profissionais médicos são contratados, às vezes, para cumprir papel político temporário por interesse de algum gestor que precisa dar respostas imediatas à população, até com bons salários, mas depois são demitidos sem ter garantidos os seus direitos trabalhistas.
Ademir Abreu, que é médico, afirmou ainda que, embora a solução para assegurar médicos nas periferias seja o plano de carreira e a melhoria da gestão de saúde, há uma necessidade emergencial desses profissionais e o Ministério da Saúde não pode aguardar. Afirmou que várias outras questões prejudicam o atendimento médico no Brasil, como o fato de cirurgias de média complexidade terem realização mais difícil porque o governo paga melhor aos profissionais que atuam em cirurgias de alta complexidade. “Essas distorções desestimulam profissionais médicos”.