21/05/2013 12:00:00
Na audiência pública da manhã desta terça-feira (21) o vereador Jaldo Mendes (PRP) solicitou que a Embasa faça uma maior divulgação das ações da empresa para que a comunidade possa acompanhar a desativação do “Pinicão” e que também seja feita uma campanha para o uso racional da rede de esgoto. O parlamentar também solicitou uma solução para a poluição do Rio Verruga. Racionamento.
O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), parabenizou o trabalho do gerente da Embasa, e identificou como um grande desafio o trabalho realizado pelo servidor. Destacou a participação do seu mandato na relatoria do PAC 1 com a aprovação do esgotamento sanitário e falou sobre a expectativa da cidade com a desativação total da estação de tratamento conhecida como “Pinicão”, para ativação da nova estação com um sistema de tratamento moderno para atender a demanda crescente da cidade.
O parlamentar falou da visita do Secretário Estadual Rui Costa que garantiu a adutora da Barragem do Rio Catolé como uma obra emergencial. “São ações diretas da Embasa, com o apoio do Governo do Estado e da prefeitura e uma participação decisiva da Câmara de Vereadores para que a cidade seja 100% atendida com o serviço de saneamento básico”, afirmou.
O vereador Hermínio Oliveira (PDT) afirmou que o esgotamento sanitário é a mais importante obra de infraestrutura para uma cidade, já que se trata de uma questão de saúde pública. Oliveira comemorou a desativação da antiga estação de tratamento, ação que atende uma reivindicação antiga da população.
O vereador Ricardo Babão (PSL) falou da importância da audiência pública que debateu um tema essencial para a cidade, por se tratar de uma questão de saúde pública. O parlamentar reconheceu as transformações que a cidade tem experimentado, e demonstrou empenho para expansão da obra buscando alcançar 100% de esgotamento sanitário. Ricardo Babão comemorou a entrega da nova estação de tratamento no dia 13 de junho, uma obra que gerou grande expectativa em toda população conquistense. Colocando seu mandato à disposição, o vereador informou que, como forma de educar e orientar a população, vai desenvolver uma campanha de conscientização através de panfleto explicativo, sobre a maneira correta de descarte dos resíduos e o manejo correto do lixo orgânico, contribuindo assim para melhorar o trabalho desenvolvido pela Embasa.
O vereador Júlio Honorato (PT) manifestou sua satisfação pela ampliação do trabalho realizado pela Embasa no município, mas repudiou a não inclusão do bairro Lagoa das Flores no PAC 2, e falou da cobrança, ainda no planejamento das ações do Programa, para inclusão do bairro nas obras de esgotamento sanitário. O parlamentar mostrou-se surpreso com a decisão de não beneficiar àquela comunidade com algo essencial e de tamanha importância por se tratar de saúde pública. “É preciso somar esforços para incluir aquela localidade que, em momentos de chuvas, vive uma situação de calamidade pública”, desabafou.
O vereador Nelson de Vivi (PCdoB) lamentou a ausência da comunidade para debater uma questão relevante para a população conquistense e tema de reclamações recorrentes. O parlamentar solicitou a inclusão de bairros periféricos da cidade e a zona rural ainda não contemplados com o PAC na segunda etapa do projeto.
Líder do Governo na Câmara, o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), afirmou que o gerente local não tem perfil para representar a importante condição da Embasa, no entanto, parabenizou o empenho do gerente regional, José Olímpio. Bittencourt solicitou empenho da empresa para realização de manobras tecnológicas para diminuir o odor proveniente do “Pinicão”, e também questionou o estudo topográfico realizado nos bairros contemplados pelo programa, que, segundo o parlamentar, não identificou entreves técnicos para execução da obra.