Imagem Câmara debate esgotamento sanitário no município

Câmara debate esgotamento sanitário no município

Arquivo

21/05/2013 11:40:00


A Câmara debateu nesta terça-feira (21) em audiência pública o sistema de esgotamento sanitário de Vitória da Conquista. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Professor Cori (PT) e contou com a participação de representantes de toda comunidade e dos vereadores Ricardo Babão (PSL), Jaldo Mendes (PRP), Herminio Oliveira (PDT), Joaquim Libarino (PCdoB), Florisvaldo Bittencourt (PT), Júlio Honorato (PT), Nelson de Vivi (PCdoB) e do presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT)

Em sua fala o vereador Professor Cori destacou a diminuição do registro das doenças em localidades que passam a ser atendidos com o sistema de saneamento básico, ressaltando que discutir esgotamento sanitário é não se limitar apenas na estrutura física da obra, mas na condição humana resultante da obra. As cidades melhor atendidas em coleta e tratamento de esgoto tem as menores taxas de internação. Discutir saneamento básico é discutir saúde pública. Segundo o parlamentar, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC 1, 2 e 3 demonstram o entendimento, com absoluta clareza, de que a política deve estar atenta às reais necessidades da população. Em seu discurso, Professor Cori destacou que, Vitória da Conquista como cidade referência, tem que dar o exemplo de expansão do serviço de saneamento básico na zona rural.

Lucas Hipólito, presidente do Movimento Unificado, falou sobre a importância da discussão sobre saneamento básico e o avanço no esgotamento sanitário da cidade, onde quase a totalidade do município será atendida com o serviço. Hipólito ressaltou que a Lei nº. 11.445, instituída em 2007, também abrange a questão do saneamento ambiental, que vai para além do esgotamento sanitário, mas trata sobre o descarte dos resíduos sólidos e lixos eletrônicos, salientando a necessidade de acabar com o sistema de fossas nas residências.

Presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras/CAO, Idelzito Rocha, a Lei nº. 11.445 orienta a instalação desta comissão para acompanhar a realização das obras de saneamento básico nas cidades contempladas pelo PAC. Rocha destacou a importância social da obra para a cidade, uma “iniciativa que vem solucionar problemas crônicos de saúde pública”, como a situação do Rio Verruga, utilizado como canal de escoamento de resíduos. “Não podemos mais admitir que o Rio Verruga seja noticiado como o mais poluído do Brasil”, afirmou, se referindo ao escoamento dos resíduos no meio ambiente, sem um tratamento adequado de despoluição da água.

José Olimpio Silveira, gerente Regional da Embasa, apresentou o projeto e as obras de saneamento básico já realizadas na cidade e salientou que a empresa nunca se omitiu na resolução dos problemas de saneamento básico, buscando no entanto, dentro do possível, resolver com urgência todas as questões.

Olímpio falou sobre o início de transição do esgoto da cidade para nova estação de tratamento e dos problemas com a desativação e despoluição da estação antiga, condições impostas para o funcionamento total da nova unidade. O gerente destacou o mau uso da rede coletora da Embasa, como fator principal para problemas de manutenção da rede, porque a população não canaliza as de forma correta os resíduos para o esgotamento, e orientou a população a não escoar na rede de esgoto pó de café, gordura e resíduos de alimento.

Roberto Luiz, coordenador de Infraestrutura Urbana, chamou atenção de que Vitória da Conquista, com as obras do PAC, terá uma cobertura de quase 100% de esgotamento sanitário. Segundo o coordenador, esta é uma marca que deve ser comemorada e coloca a cidade em um grupo de poucas localidades no Brasil com este nível de esgotamento e preocupação com saúde pública.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30