20/05/2013 12:15:00
Na Audiência Pública desta segunda-feira (20), o vereador Nelson de Vivi (PCdoB) afirmou estar satisfeito com a realização da audiência, uma vez que o Bloco Parlamentar, composto pelos vereadores Hermínio Oliveira (PDT), Sidney Oliveira (PRB), Nelson de Vivi, Andreson Ribeiro e Joaquim Libarino, os três do PCdoB, percebeu em diversas visitas por Vitória da Conquista, a necessidade de solucionar a questão dos menores infratores. “Pudemos ver que muitos delitos que acontecem na cidade são cometidos por menores, mas ainda não contamos com uma casa de acolhimento”. O parlamentar falou que, em reunião com a diretora da Fundação da Criança e do Adolescente/FUNDAC, Ariselma Pereira, soube que Vitória da Conquista não era prioridade do Governo do Estado na construção de uma unidade de internamento. Mas, a partir disso, representantes de todo governo passaram a lutar para a implantação do Centro Integrado de Internação Provisória e Definitiva de Menores. O vereador acredita que após a audiência já haverá a data certa da construção da casa de acolhimento.
O líder do governo Florisvaldo Bittencourt (PT) falou que o debate sobre políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente é muito importante e tem que fazer cada vez mais parte da agenda do governo, pois é muito ampla, e já tem recebido uma atenção especial do Governo Municipal. “As ações de acolhimento, de orientação e de ressocialização são mais importantes do que o internamento. Antes o único programa social que tinha era uma caixa de engraxate na feira, antes não tínhamos programas sociais. Começamos com o Conquista Criança, que evoluiu para a Rede de Atenção. Evoluímos a partir do programa Sentinela e já foram criados Creas e Cras, que visam agregar ações que buscam tirar as crianças da situação de risco”, afirmou.
O vereador destacou que o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, que vai integrar todas as ações para atender às famílias e às crianças em situação de risco, vai ser mais uma conquista para o município. Ainda em sua fala, o líder do governo lembrou que durante o evento com a Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, ela deixou claro que essa demanda seria atendida. “Temos certeza que teremos essa conquista, arrematando as conquistas anteriores para o município”, finalizou.
O vereador Ademir Abreu (PT) falou que a questão da unidade de internação já vem sido discutida há muitos anos, mas que as medidas socioeducativas devem ser a prioridade. “E para que todas as medidas sejam efetivas é preciso que exista o centro de internação”, disse.